Artigo Estudos de Caso

Sistema Leaf de inteligência artificial no controle da pressão da água na rede de distribuição da Prolago

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Automação aplicada à sistemas de abastecimento de água

Brasil

Rio de Janeiro(RJ)

O Leaf é um sistema de controle avançado que utiliza a inteligência artificial para melhorar a eficiência dos processos industriais. Neste caso, o sistema foi aplicado na rede de distribuição de água da concessionária Prolago. O sistema Leaf permite que as bombas e as válvulas de pressão trabalhem de forma única e integrada e o uso da inteligência artificial e os conjuntos de informações obtidos na rede permitem que a atuação de um válvula não provoque um efeito negativo em um outro ponto da rede, otimizando com eficiência a rede de distribuição de água. O Leaf proporcionou um controle eficiente de todo o processo da rede, uma semana após a instalação do sistema, foi possível otimizar o controle da pressão, o que resultou na redução de vazão da água em 5,8% sem qualquer prejuízo no abastecimento, reduziu em 15% a vazão noturna, logo houve redução na perda de água da região. O Leaf permite adaptar a pressão conforme as demandas instantâneas de água e pode prever o abastecimento para um intervalo de até 72 horas.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Desafios

  • O sistema de inteligência artificial permite o controle eficiente na distribuição e evita o desperdício no uso da água.

Motivação

O objetivo do sistema é tornar a rede de distribuição de água mais eficiente e econômica com o uso da inteligência artificial, controlar toda a rede de distribuição e permitir um maior fluxo na alta temporada e manter um fluxo contínuo no restante dos meses.

Contexto

A Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, conhecida como Região da Costa do Sol, compreende sete municípios e conta com bonitas praias do litoral fluminense. O turismo é o principal atrativo econômico e a população aproximada é de 540 mil habitantes (IBGE 2019), mas pode chegar a um milhão de pessoas durante as festas de réveillon. Este volume de população flutuante é um desafio para os prestadores de serviços, como a Prolago, que é responsável pelos serviços de água e esgoto. Uma tecnologia mapeia a quantidade de turistas que chegam na região a partir de quatro sensores instalados em pontos estratégicos e, automaticamente, estimam o número de pessoas baseados no tamanho do carro. Com a informação do número de turistas, a Prolago consegue ajustar os níveis de abastecimento, de maneira automática, com o auxílio do sistema de inteligência artificial Leaf. Desta forma, o turismo da região não é comprometido com a falta de água. As novas tecnologias permitiram que a Prolago consiga atender a demanda da população local durante o ano, ao mesmo tempo que consegue dobrar o atendimento na alta temporada, no que diz respeito ao abastecimento de água e ao tratamento do esgoto da região. Desta forma, possibilita que a população não seja prejudicada pagando altos valores de água e esgoto durante todo o ano.