Artigo Estudos de Caso

Metodologia

Embora o custo inicial das telhas solares seja mais caro, ela pode ser compensada pela energia que as telhas produzem. Para o solar roof funcionar, cada célula precisa ser protegida contra a corrosão, por isso, é encapsulada atrás de vidro e plástico. Esses materiais protegidos são “resíduos”; ou seja, eles não adicionam à função principal. Um ladrilho solar requer muito material residual para cada célula. Os telhados são projetados e construídos para impedir a chuva. Os telhados modernos de chapas de metal fazem isso usando grandes chapas de aço com poucas juntas ou sobreposições. Em contraste, os telhados têm muitas junções e lacunas. Cada lacuna é um ponto de falha. Uma vez que o dono da casa tenha se comprometido com uma marca e um modelo específico de ladrilhos solares, eles serão bloqueados. Qualquer atualização, extensão ou reparo deve usar a mesma marca de componentes. Em contraste, os módulos padronizados de 60 células são muito mais intercambiáveis, especialmente se o sistema usa otimizadores CC ou microinversores. Nesse caso, os módulos podem ser completamente misturados e combinados.

Implementação

Atores

Tesla

Institucional/Privada

Governança

O projeto é de iniciativa e responsabilidade da companhia privada Tesla.

Público-alvo

Serão beneficiadas diretamente as pessoas que adquirirem o telhado solar. No entanto, a comunidade como um todo também será beneficiada com este tipo de projetos, pois a geração de energia distribuída permite dar uma estabilidade e robustez ao sistema energético de um país, evitando a dependência de fontes poluidoras e esgotáveis.

Elementos de Replicabilidade

Para uma adaptação deste sistema com sucesso é preciso um índice de irradiância mínimo para que o telhado solar consiga gerar energia elétrica da forma mais eficiente.

No Brasil é necessário realizar uma homologação do telhado com a distribuidora.