Artigo Estudos de Caso

Talher Biodegradável de Caroço de Abacate

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Aproveitamento de resíduos para o desenvolvimento de produtos biodegradáveis

México

Nuevo León()

Metodologia

De origem mexicana, a start up Biofase percebeu a grande quantidade de caroços de abacate descartada diariamente por consumidores e principalmente, por produtores devido aos grandes volumes. Num país onde o consumo da fruta corresponde à metade do consumo mundial, a quantidade de resíduos também é proporcional. Em 2012, o então estudante de engenharia química Scott Munguia iniciou experimentos com caroços de frutas, e percebeu que o caroço de abacate era o que tinha as melhores propriedades para o desenvolvimento de um polímero biodegradável. A tecnologia consiste na sintetização para extrair um composto molecular. A fórmula utiliza 60% de matéria-prima dos caroços de abacate e o restante são compostos sintéticos. Este composto gera o biopolímero que pode ser utilizado no processo de moldagem que se degradada após 240 dias. Atualmente a empresa Biofase beneficia 15 toneladas de caroços de abacate por dia, os produtos gerados auxiliam na redução do descarte de plástico em aterros sanitários e outros locais. Os produtos gerados, além de contribuir para a redução do uso do plástico e consequentemente seu descarte, possuem resistência ao calor, são firmes e podem ser reutilizados. Com produção de 130 toneladas no ano de 2018, a empresa exportou 80% dos produtos principalmente para EUA, Canadá e América Latina.

Implementação

Atores

Consumidores finais adeptos a solução que absorvem seu custo.

Comunitária/Grassroots (de baixo para cima)

Empresa oferecedora da solução de produtos biodegradáveis, responsável pelo processo produtivo e comercialização.

Institucional/Privada

Governança

Para viabilização da solução estudada, a governança estabelecida envolve principalmente atores de instituições privadas. A empresa Biofase, responsável pelo desenvolvimento, processo produtivo e comercialização, se relaciona diretamente com empresas consumidoras de matéria-prima, convertedores e também com consumidores finais.

Público-alvo

Sociedade civil, empresas privadas.