Artigo Estudos de Caso

Tratamento de lixo plástico de oceanos pelo processo de pirólise - WASTX Plastic

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Técnicas de coleta e reutilização de resíduos plásticos de rios, lagos e lagoas costeiras

Alemanha

Saxônia()

A empresa Biofabrik Technologies LTD, situada em Dresden na Alemanha desenvolveu um sistema produto-serviço chamado WASTX que transforma resíduos sólidos plásticos de oceanos em energia a partir de pirólise e tecnologia de gestão sustentável. Esta refinaria produz eletricidade e combustível a partir de resíduos plásticos de difícil processamento a partir de instalações de pequeno porte, disponibilizando geração de renda para comunidade e regiões mais carentes.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Informação não disponível.

Desafios

  • Tratamento de lixo plástico de oceanos pelo processo de pirólise.

  • Possibilidade de instalação de estação de tratamento em áreas menos favorecidas.

Motivação

Com as constantes ações ambientais em busca de soluções para um problema muito emblemático que é o lixo em mares e oceanos, muitas empresas destinam seus esforços para a busca de soluções com pesquisa e desenvolvimento. A Biofabrik junta-se a esta legião de empresas em busca de soluções viáveis a partir de tecnologias de gerenciamento sustentável tanto para o problema do lixo plástico quanto para nutrição e outros resíduos com o objetivo de reduzir extração de matéria-prima fóssil e também oportunizar modelos de negócios lucrativos.

Contexto

Estimativas apontam que até 2050, a quantidade de plástico nos oceanos poderá ser maior que a quantidade de peixes. Este estudo desenvolvido pela Fundação Ellen MacArthur e apresentado no Fórum Global de Economia motivam as empresas a buscarem soluções. Se por um lado este cenário catastrófico é um problema, sob outro ponto de vista é uma oportunidade. O problema do descarte é sério e quase descontrolado, pois 32% de todo o plástico descartado não é reciclado e acaba indo para a natureza, principalmente os oceanos, chegando a acumular 8 milhões de toneladas por ano.