Estudos
Yellow - aluguel de bicicletas
Mobilidade
Sistema de compartilhamento de bicicletas sem estação
Brasil
São Paulo(SP)
Criação de start-up de bike sharing para oferecer serviço de compartilhamento de bicicleta e patinete através do sistema "dockless", que não conta com estações de retirada e devolução, de modo a promover o uso desses meios de transporte no caminho entre a casa e o ponto de ônibus ou estações de metrô.
Custo para Implementação
Informação não disponível
Recursos de empresa privada que não divulga os valores envolvidos na implantação da solução.
Desafios
-
A solução compõe um elemento fundamental no sistema de transporte, facilitando a acessibilidade da população às diversas atividades urbanas.
-
A solução compõe um elemento fundamental no sistema de transporte, facilitando a acessibilidade da população às diversas atividades urbanas, sem aumentar as emissões.
Contexto
Apesar da solução ter sido implementada em diversas cidades no Brasil e no exterior, utilizaremos como ponto de referência a cidade de São Paulo, maior metrópole da América Latina, que enfrenta enormes desafios urbanos. Como em todas as grandes cidades da região, os problemas de mobilidade urbana que atingem seus quase 20 milhões de habitantes se acumularam nos últimos anos. O trânsito é um conhecido aspecto negativo da cidade e seus enormes congestionamentos ganham as manchetes diariamente. Pesquisa de Monitoração da Fluizes, elaborada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), aponta que no pico da manhã (das 7h às 10h) a velocidade média em percursos no sentido bairro-centro era de 18,4 km/h, em 2013 (LOPES, 2016). Essa situação foi agravada pelo modelo de investimento recente, marcado pela retomada do investimento em sistema viário e na reafirmação do modelo histórico de anéis perimetrais e de "rodovias urbanas" (ROLNIK; KLINTOWITZ, 2011). O tema da mobilidade urbana é central na pauta pública da metrópole, o que inclui a busca por soluções sustentáveis e alternativas ao modelo centrado no automóvel particular.
Compartilhe: