Estudos
Academias ao ar livre em Curitiba
Ambiente Construído
Academias ao ar livre
Brasil
Paraná(PR)
Trata-se da instalação de academias ao ar livre na cidade de Curitiba. As academias são conjuntos de equipamentos de ginástica instalados em parques e praças destinados ao condicionamento físico de pessoas, de maneira segura e saudável. Curitiba possui 246 academias distribuídas em 61 bairros da cidade (SMELJ, 2019). Todos estes espaços proporcionam um ambiente para a realização de atividades físicas gratuitas. Os aparelhos utilizados para compor as academias não tem peso. O usuário utiliza sua própria força e movimento corporal para a prática da musculação e alongamento. Placas informativas explicam como usar cada equipamento.
Custo para Implementação
De cinco a cinquenta mil reais
Os valores dependem dos equipamentos adquiridos e da quantidade. Em geral os orçamentos são feitos por meio de licitação ou pregão eletrônico e o valor de uma academia pode ficar em torno de 20 mil reais (LIMA, 2011).
Desafios
-
As academias estão diretamente relacionadas às atividades esportivas, promovem integração social, qualidade de vida e, em consequência, melhora na saúde, especialmente na diminuição de incidência de doenças não transmissíveis.
-
As academias são inseridas em parques e praças e contribuem diretamente para o convívio das pessoas com áreas verdes.
Motivação
Criar condições para que a população pratique atividades físicas com regularidade, de forma gratuita, acessível e de fácil utilização. Os exercícios físicos são uma das principais diretrizes mundiais para uma vida saudável, contribuindo com a diminuição da ocorrência de doenças não transmissíveis, como infarto, derrame cerebral, enfisema, cânceres e diabetes.
Contexto
No Brasil, inúmeros municípios já implementaram academias ao ar livre em parques e praças e vêm se beneficiando desta estrutura ao oportunizar melhora na qualidade de vida dos cidadãos. Curitiba foi uma das cidades piloto na implementação destas estruturas, contribuindo diretamente para a criação do Programa Academia da Saúde do Ministério da Saúde em 2011 (Ministério da Saúde, 2020). Até 2017 o programa tinha monitoramento anual junto aos municípios e estados participantes. Informações sobre os polos, infraestrutura necessárias, guia de implementação, entre outros, estão disponíveis no site do Ministério da Saúde. Em Curitiba, a iniciativa está mais voltada à inserção de equipamentos gratuitos de uso público em parques e praças da cidade. A iniciativa é capitaneada pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude e visa proporcionar à comunidade condições adequadas e estímulo à prática de atividades físicas. O objetivo é garantir qualidade de vida e saúde para a comunidade e endereçar as diretrizes da Organização Mundial da Saúde, que ressalta a importância da prática constante de exercícios físicos (OMS, 2010).
Compartilhe: