Artigo Estudos de Caso

Acionamento de descarga por sensor Touchless Deca

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Sistema de uso racional da água no vaso sanitário

()

A empresa Deca apresentou o novo acionamento Touchless Deca, um mecanismo que aciona a descarga ao passar as mãos no sensor. A tecnologia aciona a descarga sem precisar encostar os dedos no acionador. Ao passar a mão sobre o sensor, é acionada meia descarga de 3 litros e, ao manter a mão sobre o sensor, é acionada a descarga completa de 6 litros. A solução foi pensada principalmente para ambientes públicos, uma vez que não necessita encostar no acionador. O Touchless Deca é vendido junto com a caixa acoplada: esse sistema de baixo consumo contribui para o consumo racional da água.

Custo para Implementação

Até cinco mil reais

A caixa acoplada com a tecnologia pode ser encontrada no mercado por cerca de R$ 1.500,00 (2020).

Desafios

  • O produto reduz significativamente o consumo de água no vaso sanitário, minimizando desperdícios e promovendo maior eficiência.

Motivação

Estudos demonstram que o sistema de baixo consumo com acionamento duplo é 12 vezes mais econômico que o sistema de válvulas. Se utilizarmos a vazão da válvula, consumimos 1,8 litros por segundo; mantendo acionado por 2 segundos, teremos um gasto 3,6 litros de água, enquanto que no sistema de baixa descarga e com duplo acionamento, o consumo é de 3 litros de água. O produto Touchless foi desenvolvido para espaços públicos, pois permite que os usuários não tenham contato com o acionador e assim, representa uma opção mais higiênica para os usuários. Segundo a DECA, o produto pode proporcionar uma economia de até 60% no consumo da água (DECA, 2020).

Contexto

Estamos vivendo um desequilíbrio cada vez maior entre o consumo de água tratada e a capacidade dos reservatórios se reestabelecerem por meio das chuvas. As mudanças climáticas afetam diretamente a oferta e a demanda por água potável; desta maneira, soluções que potencializam a economia no consumo de água são fundamentais para garantir a continuidade do acesso à água, principalmente no contexto urbano.