Artigo Estudos de Caso

Águas do Capivara

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Restauração e proteção de nascentes em áreas urbanas e periurbanas

Brasil

Bahia(BA)

As ações incluem restauração florestal de 96 hectares de mata ciliar (plantio de espécies nativas) ao longo do Rio Capivara, incluindo cinco nascentes e 8 km de curso d'água, cercamento, sinalização e instalação de poleiros. Além de engajamento social por meio da criação do Grupo Gestor do Capivara e da Rede Capivara, e ações de educação ambiental. O projeto também envolve a elaboração do Diagnóstico Hídrico e Ecológico e o desenvolvimento do Projeto Urbanístico do Parque Linear (Horn et al., 2024).

Custo para Implementação

De quinhentos a um milhão de reais

O investimento total estimado é de R$ 1,58 milhão, destinado às atividades de restauração, monitoramento e engajamento social (Horn et al., 2024).

Desafios

Motivação

Proteção e restauração de mata ciliar em área periurbana.

Contexto

Camaçari possui 300.372 habitantes, segundo dados do Censo 2022 (IBGE), e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,70, refletindo um nível relativamente alto de desenvolvimento socioeconômico (WRI Brasil). Em um contexto de expansão urbana, enfrentado por diversas cidades não só no Brasil, como no mundo, a cidade de Camaçari, na Bahia, pretende, por meio do Projeto Águas do Camaçari, restaurar e proteger a mata ciliar ao longo de trecho do Rio Camaçari antes que ocorra o processo de expansão urbana (Horn et al., 2024).