Estudos
Aplicação de desinfecção por gotejamento a partir de sistema de gerador de cloro in situ em Conchamarca - Huánuco, Peru
Saneamento Ambiental - ÁGUA
Produção local de hipoclorito de sódio para desinfecção de água
Peru
CONCHAMARCA()
Metodologia
O sistema MIOX consta de um equipamento para desinfeção por hipoclorito de sódio, mediante a eletrolise da salmoura (água com sal) e dosada por gotejamento. O processo de formação da solução clorada é devido a uma célula eletrolítica constituída por diferentes elementos. No presente estudo de caso foi utilizado uma célula positiva de titânio e uma célula negativa de titânio recoberta por metais nobres como platina. Este tipo de eletrodo se denomina Eletrodo Estável Dimensional. O processo de decomposição se dá, em cada um dos eletrodos de acordo com as reações - anodo : Cl- = 1/2 Cl2 +é; cation = H2O + é = 1/2 H2+ OH-. O cloro então é liberado, por uma reação rápida e produz acido hipocloroso. Este ácido hipocloroso entra em equilíbrio químico a partir de ajuste do pH, formando então o hipoclorito de sódio. A dosagem do cloro na água foi realizada a partir de um dosador composto de uma válvula de controle, um dosador de saída e uma câmara de vazão constante. O sistema foi capaz de produzir uma vazão de 2 l/s de água clorada.(OPAS,2004)
Implementação
Atores
MNAS - PERU
Governamental (de cima para baixo)
OPAS/OMS/CEPIS
Multi-Stakeholders
POPULAÇÃO DE CONCHAMARCA - HUÁNUCO
Comunitária/Grassroots (de baixo para cima)
Governança
O presente estudo foi realizado através da parceria do MINAS/PERU e a OPAS/OMS, através de um projeto de cooperação técnica. Envolveu diretamente a comunidade da Huánuco, e as autoridades locais.
Público-alvo
O publico atingido foi a Comunidade de Huánuco com água segura para abastecimento e minimização de casos de doenças de veiculação hídrica.
Elementos de Replicabilidade
O equipamento MIOX, conforme descrito no Estudo de Caso foi distribuído através de um convênio de cooperação técnica entre a MINAS/PERU e a OPAS/OMS. Junto ao convênio de cooperação técnica além de fornecer o equipamento, técnicos do CEPIS/PERU, capacitaram a mão de obra, instalaram o sistema, deram o start no processo de tratamento e acompanharam junto ao Ministério da Saúde do Peru, a eficiência na redução das doenças de veiculação hídrica.
Compartilhe: