Artigo Estudos de Caso

Área urbana de St. Kjeld - um bairro contra inundações em Copenhague, Dinamarca

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Sistema urbano de drenagem sustentável

Dinamarca

Copenhague()

Em 2012, foi promulgado o Plano Climático de Copenhague de acordo com a Conferência da ONU sobre mudanças climáticas de 2009. O plano envolve uma série de intervenções urbanas com soluções sustentáveis necessárias para uma rápida adaptação da cidade às mudanças climáticas.Em consonância com o Plano, foi desenvolvido na área urbana de St. Kjeld em um bairro de Copenhague, um sistema de drenagem e armazenamento de águas pluviais para uso em irrigação de praças e parques do bairro, de modo a adaptar a cidade a estas novas mudanças climáticas. Portanto, este estudo de caso aborda como o desenvolvimento de projetos de drenagem podem ser alternativas para o uso sustentável dos recursos hídricos.

Custo para Implementação

Informação não disponível

A implementação das soluções está atrelada aos objetivos do Plano de Adaptação às mudanças climáticas e possui financiamento público, com recursos vindos principalmente da prefeitura de Copenhague.

Desafios

  • O projeto prevê a criação de grandes áreas plantadas com morros com dunas verdes, a substituição de asfalto por pavimentos drenantes, além da elevação dos pavimentos das ciclovias para a captação e escoamento de água.

  • O programa de adaptação de Copenhague prevê a redução de 20% das emissões de CO2 e projeta uma cidade neutra em carbono até 2025.

Contexto

Em 2011 a cidade de Copenhague na Dinamarca foi afetada por uma forte inundação que gerou problemas na estrutura urbana de vários bairros. Vale destacar que comportamento ambiental da região mudou conforme as alterações climáticas e a ocupação urbana do solo não era preventiva, por questões de ausência de histórico de danos devido à tempestades. Após a forte inundação a prefeitura de Copenhague e as comunidades locais tiveram que arcar com custos relativos aos danos causados e investir recursos significativos para a implementação do programa de adaptação às mudanças climáticas.