Artigo Estudos de Caso

Área urbana de St. Kjeld - um bairro contra inundações em Copenhague, Dinamarca

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Sistema urbano de drenagem sustentável

Dinamarca

Copenhague()

Metodologia

Para implantação do Plano de adaptação da Cidade de Copenhague às mudanças climáticas foram definidos os seguintes objetivos: Adaptação dos sistemas de drenagem de águas pluviais para seu aproveitamento na irrigação dos jardins. Criação de vastas áreas verdes em áreas seladas, criando micro parques, telhados e paredes verdes para a laminação da água da chuva e redução do risco de inundações. Construção de sistemas de proteção contra inundações e elevação do mar. Por fim, vale destacar que cada objetivo é um projeto onde todos estão conectados em ciclo dinâmico onde há uma reprodução do ciclo da natureza.

Implementação

Atores

Prefeitura de Copenhague

Governamental (de cima para baixo)

Escolas e Universidades

Institucional/Privada

Empresas parceiras

Institucional/Privada

Governança

A Prefeitura de Copenhague entende que as mudanças climáticas precisam ser enfrentadas por uma ação de governo, e assim posicionou-se frente às questões de meio ambiente com o objetivo de se tornar um modelo de design e planejamento urbano. Para isso, a cidade trabalha em parceria com empresas, universidades e organizações em fóruns dedicados a desenvolver e implementar o que eles chamam de “crescimento verde.” Em agosto de 2009, a câmara municipal aprovou por unanimidade um projeto ambicioso de adaptação às mudanças climáticas, que reduziria as emissões de gases de efeito estufa em 20% até 2015. O Plano também prevê também que a cidade seja neutra em carbono até 2025.

Público-alvo

População de Copenhague

Elementos de Replicabilidade

A elaboração de um Plano que envolve vários níveis de gestão, define objetivos muito claros e com detalhamento sobre a implementação de todas as soluções, que foram relacionadas nos grupos: integração do clima e o fornecimento de energia; mobilidade sustentável; eficiência energética em edifícios; os moradores de Copenhague e o meio ambiente; desenvolvimento urbano e o meio ambiente; adaptação ao clima futuro.

O material de divulgação das cidades premiadas pode ser acessado e implantado em outros lugares.

Em relação à mobilidade, esforços ambientais para a redução de emissões com veículos ecológicos. Premiações como a de Capital verde europeia, título de interesse por várias comunidade.