Artigo Estudos de Caso

Banheiro Seco no Centro Inkiri

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Banheiro seco

Brasil

Bahia(BA)

Foi construído um banheiro seco que cumpre todas as funções de um sanitário convencional, sem utilizar água em seu sistema, além de produzir insumos que podem ser utilizados para fertilização de plantações e sistemas agroflorestais.

Custo para Implementação

Até cinco mil reais

Recurso privado.

Desafios

  • O banheiro seco evita a utilização e contaminação de grandes volumes de água.

  • Foi feita uma construção com baixa emissão de carbono que evita a contaminação do solo e da água.

Motivação

O objetivo era atender a comunidade de Centro Inkiri Piracanga, na Península de Maraú (BA), que buscava inserir para os moradores e visitantes uma alternativa ecológica de saneamento e mudar alguns paradigmas em relação ao assunto. Quando as pessoas chegam, se deparam com um espaço bonito, agradável e limpo, que reeduca os usuários com um uso diferente e consciente.

Contexto

O Centro Inkiri fica a uma distância de quase 10 km do centro urbano mais próximo e não possui ponto de saneamento básico. Desta forma, o banheiro seco é uma das tecnologias que possibilitam o saneamento adequado da região, criando assim um tratamento descentralizado e eficiente. O local é considerado um centro holístico e a geração de renda se dá pelo turismo, realização de eventos, cursos e palestras.