Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução não contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
Apesar de que para a construção do banheiro seco é utilizada tecnologia que evita contaminação do solo e da água, a solução não possui conexão direta com a redução da emissão de gases de efeito estufa.
O banheiro seco cumpre todas as funções de um sanitário convencional sem utilizar água em seu sistema, além de produzir insumos orgânicos que podem ser utilizados para fertilização de plantações e agroflorestas.
O Problema
Segundo a ONU (2018), aproximadamente 60% dos habitantes do planeta, ou seja, 4,5 bilhões de pessoas, não tem acesso a um banheiro seguro e 892 milhões ainda defecam a céu aberto; 4% da população, isto é, 35,5 milhões de pessoas sofrem com doenças como a diarréia, sendo 60% crianças menores de 5 anos. No mundo, um terço das escolas não possuem instalações sanitárias, sendo que as mulheres são as mais prejudicadas e com alto índice de evasão escolar. Ter acesso ao saneamento básico é um direito de toda a população mundial, segundo a ONU (2016), porém, a meta para alcançar este objetivo está muito distante. Nesse contexto, soluções tecnológicas simples poderão contribuir para minimizar este problema que afeta 6 em cada 10 pessoas. Utilizar a água, um recurso cada vez mais escasso, na descarga do banheiro é um enorme desperdício e uma prática pouco sustentável, além de gerar uma grande quantidade de esgoto para tratamento. A necessidade de ter um atendimento de saneamento apropriado à população e visitantes de espaços públicos a um custo viável e acessível justifica o desenvolvimento e esta aplicação específica da solução.
Compartilhe: