Artigo Estudos de Caso

Big Bags

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Logística reversa de embalagens pós-consumo

Brasil

São Paulo(SP)

Metodologia

Reuniões de alinhamento estratégico e planos de ação foram as estratégias metodológicas adotadas. Quanto ao processo, as embalagens são coletadas em armazéns e centros de distribuição da Braskem, nas regiões Sul (Rio Grande do Sul e Paraná), Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais) e Nordeste (Bahia). Três parceiros recicladores, um em cada região, coletam e reciclam as embalagens, produzindo resinas com especificações de formulação da Braskem. As etapas contextualizadas apresentaram procedimentos distintos a serem superados: 1. Embalagem em monomaterial: as embalagens big bag que adotam o padrão de mercado possuem o tecido de ráfia de PP, com alças e linhas de costura em poliéster. Especificamente, a linha de costura precisou ser previamente desenvolvida, haja visto que a linha de PP não é habitualmente usada para este propósito, ocasionando uma alteração de processo. A alteração do poliéster das alças e das linhas de costura do PP gerou ainda um leve incremento em custo de matéria-prima. 2. A cor branca ressalta eventuais sujidades aderidas nas superficies das big bags durante seu transporte e armazenamento. É importante ressaltar que sujidade em embalagens podem gerar percepções negativas em clientes. 3. A necessidade de uniformidade de cor em linhas ou alças nas big bags precisaram ser uma condicionante, pois as multicores geravam impacto muito relevante na coloração da resina reciclada. 4. As costuras na produção de bags é feita por costureiras. Linhas de referência de uma cor contrastante (azul, vermelho, marrom ou preto) são posicionadas no tecido da ráfia com o propósito de orientar a posição correta da costura. Em diálogo com fornecedores, conseguiu-se padronizar uma cor menos contrastante (cinza claro), que manteve a qualidade do serviço das costureiras e reduziu o impacto na qualidade da resina reciclada. 5. Alguns clientes internacionais, especialmente àqueles que usam alfabetos diferentes do latino, utilizam indicações de referência de cor de alças para diferenciação de conteúdo de produto nas big bags, como estratégia “poka-yoke”. Um plano de mudanças foi estabelecido e concluído com os clientes demandantes desta coloração das alças, permitindo efetivar a transição definitiva para alças brancas em 100% das embalagens de big bags. Ainda no processo de desenvolvimento da iniciativa, outros estratégias foram necessárias, como: 1. Alinhamentos de marketing: mudança de layout de embalagem e comunicação a clientes; 2. Alinhamentos com fornecedores de embalagem: mudança das especificações de produção das big bags; 3. Alinhamentos com armazéns e centros de distribuição: recebimento e acondicionamento adequado de embalagens pós-consumo até sua coleta pelo reciclador; 4. Alinhamentos com recicladores: produção de resinas recicladas com as especificações de qualidade determinadas pela Braskem.

Implementação

Atores

Braskem

Institucional/Privada

Governança

Diversos atores foram envolvidos pela Braskem neste processo de mudança: fornecedores de embalagem, recicladores, operadores logísticos e, até mesmo, clientes. A Braskem foi a responsável pela gestão de todos os planos de ação desenvolvidos.

Público-alvo

As mudanças promovidas atingiram fornecedores de embalagem, clientes, operadores logísticos, recicladores e a própria Braskem.