Artigo Estudos de Caso

Cingapura – Cidade na Natureza

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Cidade Biofílica

Cingapura

Cingapura()

Resultados e Impactos

Cingapura se transformou completamente desde a década de 1960, principalmente em relação a suas águas que eram altamente poluídas. Atualmente Cingapura é referência em qualidade de vida por conta dos projetos que introduziram natureza nas áreas urbanizadas, livres ou construídas. Os projetos de paisagem multifuncionais que recuperaram áreas monofuncionais se tornaram atrativos turísticos, e deram reconhecimento internacional para a cidade. Os incentivos à introdução de soluções baseadas na natureza, como tetos verdes e jardins verticais, deram resultados muito acima do esperado. Há uma relação entre a qualidade urbana e a saúde humana – física, mental e espiritual, e isso tem beneficiado os moradores.Além disso alguns resultados foram alcançados tais como: 1)Redução no consumo de energia para climatização. A cidade biofílica, por ter vegetação nos espaços internos e externos, torna o ambiente mais saudável para as pessoas e reduz o consumo de energia. 2)As construções de Cingapura estão influenciando outras cidades densas e que precisam melhorar a qualidade de vida dos moradores, como Hong Kong. 3)Em 2013 foi certificada como Cidade Biofílica, quando ainda tinha o slogan de Cidade no Jardim.A estratégia avançou para se tornar Cidade na Natureza, com isso tem ganhado mais visibilidade e atraído mais negócios, moradores e visitantes.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

Não foram identificados.

Fatores de Risco

A urbanização muitas vezes tem acontecido sobre áreas com ecossistemas naturais, mesmo com plantio intenso de vegetação em todos os espaços livres e construídos a perda de biodiversidade acontece.

Lições aprendidas

Cingapura é um caso exemplar de como o investimento em soluções baseadas na natureza tornam a cidade biofílica, conciliando o desenvolvimento econômico, social com foco nas questões ecológicas locais.A transformação de paisagens cinza em paisagens de alto desempenho sócio-ecológico traz inúmeros benefícios para a qualidade de vida dos moradores. É preciso vontade política para manter políticas de curto, médio e longo prazos que sejam capazes de transformar a economia por meio da melhoria dos espaços urbanos, com a introdução de rica vegetação em todos os lugares possíveis. Incentivos para tetos verdes e jardins verticais compensam por trazerem múltiplos benefícios para a cidade, como: mitigação das ilhas de calor; melhoria do manejo das águas pluviais; redução no consumo de energia; aumento na qualidade de vida, saúde e bem-estar dos moradores, dentre outros.