Artigo Estudos de Caso

Composteira Humi

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Compostagem de resíduos orgânicos

()

Metodologia

A criação da empresa Morada da Floresta tinha como objetivo o compartilhamento de boas práticas para compostagem doméstica e também para grandes geradores, de maneira que pudesse colaborar com a redução de resíduos por meio de informações e soluções na forma de produtos desenvolvidos no Brasil. A empresa e seus fundadores acreditam que, por meio da educação e da informação, é possível fazer com que a sustentabilidade deixe de ser uma palavra e venha a existir de forma constante e crescente. Com isso, além de produtos, a empresa criou um laboratório aberto aos visitantes para demonstrar estas boas práticas em tempo real a estudantes, grupos escolares, universidades e clientes, contribuindo com a consciência ambiental para a sociedade e para as futuras gerações. A empresa conquistou alguns prêmios como o Prêmio Lixo Zero, em 2019, na categoria Compostagem; o prêmio Brasil Design Award 2018 de Maior Votação Popular com a Composteira Humi e também a medalha de prata na categoria Produto de Impacto Positivo com o mesmo produto, entre outras conquistas. A história da Composteira Humi iniciou em 2009, divulgando o sistema de composteiras domésticas. Em 2015, a composteira, além de facilitar a redução dos resíduos domésticos, passou a aderir em sua composição a utilização de embalagens recicladas de leite. Uma única composteira utilizava 1.000 embalagens vazias de leite. Durante um programa de aceleração, o Braskem Labs Scale, em 2018, a empresa Morada da Floresta entrou em contato com informações acerca da dificuldade em se reciclar o BOPP, o bi-axially oriented polypropylene, que significa película de polipropileno biorientada. Este material, que é um filme plástico utilizado para produzir as embalagens metalizadas de salgadinhos, biscoitos, picolé, batata palha, barrinhas de cereais, rótulos de garrafas PET, entre outros produtos, acabou se tronando a matéria-prima da nova coleção de Composteiras Humi, agora com a utilização de um material extremante poluente e que não era reciclado. As composteiras são compostas por 50% de embalagem de leite longa vida e 50% por BOPP.

Implementação

Atores

Empresa Morada da Floresta

Institucional/Privada

Governança

A composteira Humi, um dos produtos da empresa Morada da Floresta, é fruto do desenvolvimento da empresa e seus fornecedores.

Público-alvo

Clientes da empresa Morada da Floresta distribuídos em território nacional. É importante destacar que a compostagem, se difundida, pode beneficiar toda a população, uma vez que auxilia a reduzir a geração de resíduos sólidos, a contaminação do solo e da água e a emissão de gases de efeito estufa.