Estudos
Comunidade Solar ENGIE
Energia
Serviço de energia solar por assinatura
Brasil
Minas Gerais(MG)
Metodologia
No sistema, o consumidor tem direito a uma cota da usina para gerar a sua própria energia. Dois planos de assinatura do serviço são oferecidos aos consumidores: o primeiro possui prazo de dois anos, com economia mensal estimada em até 10% na tarifa mensal de energia, e o segundi possui prazo de cinco anos, com até 15% de economia estimada. Toda a manutenção e garantia de operação da usina são de responsabilidade da ENGIE. O sistema, conhecido como Comunidade Solar, estará conectado à rede de distribuição da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e por enquanto terá capacidade para 100 assinantes. A Comunidade Solar está sendo implantada no município de Pompéu e o foco inicial do serviço são as pequenas empresas com consumo mensal entre 1.500 e 12.500 kWh. O projeto está instalado no município de Pompéu (MG), ocupa uma área de 15,4 mil metros quadrados e possui 7.920 placas fotovoltaicas, com uma capacidade de geração: 2,6 Megawatts-pico (MWp), o investimento é de R$ 11,5 milhões.
Implementação
Atores
ENGIE
Institucional/Privada
Cemig
Institucional/Privada
Governança
A ENGIE é uma empresa de energia elétrica e está presente no Brasil há mais de 20 anos. É uma produtora privada de energia elétrica do Brasil, com capacidade instalada própria de 9.775 MW em 56 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade do país. O Grupo possui 90% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes limpas, renováveis e com baixas emissões de gases de efeito estufa. A ENGIE também atua na comercialização de energia no mercado livre e sua atuação está predominantemente focada em geração fotovoltaica distribuída. Assim, a iniciativa do serviço de energia solar por assinatura faz sentido dentre as atividades prestadas pela empresa, dentro do cenário de inovação em energias renováveis. É um projeto da iniciativa privada, de modo a oferecer para os consumidores uma tarifa de energia mais vantajosa economicamente e mais amigável com o meio ambiente. Porém, é importante também contar com a parceria com a Cemig, sem a qual o projeto não seria viável, uma vez que conta com a infraestrutura já existente da distribuidora.
Público-alvo
A Comunidade Solar ENGIE foi pensada inicialmente para pequenos comércios (supermercado, lanchonete, padaria, escritório) de Minas Gerais e que querem economizar na fatura de energia e não possuem telhado, espaço adequado ou não apresentam interesse em adquirir um sistema fotovoltaico. Como já mencionado a respeito dos benefícios sociais, este projeto prevê uma diminuição das contas de energia para os usuários. Além disso, os usuários também não precisam pagar pelo investimento inicial do sistema fotovoltaico, ficam livres dos aumentos inesperados da tarifa elétrica, e ao mesmo tempo, a iniciativa contribui com o meio ambiente, ao usar energia elétrica gerada de fontes renováveis. Por fim, o sistema elétrico do país também se beneficia, pois sua carga irá diminuir.
Elementos de Replicabilidade
É necessario priorizar regiões onde as questões econômicas, interconexão, irradiação e adequação da usina sejam atendidas. Além disso, é um projeto muito que pode ser replicado inclusive em grandes centros urbanos, onde a demanda pode ser ainda maior, graças à grande quantidade de consumidores e de edifícios sem espaço para instalação de placas fotovoltaicas individuais.
Compartilhe: