Estudos
Ecobarreira Arroio Diluvio – Guaíba
Saneamento Ambiental - ÁGUA
Remoção de lixo em sistemas de drenagem: Ecobarreiras
Brasil
Rio Grande do Sul(RS)
Metodologia
Juntos desde a idealização da solução para o problema de poluição constatado, o Departamento municipal de limpeza urbana – DMLU e a Safeweb, seguira, os seguintes passos: 1.Determinar a melhor localização para as ecobarreiras, onde além de recolher a maior quantidade de resíduos possíveis, fosse operacionalmente viável a retirada dos resíduos, para serem encaminhados ao correto destino. O primeiro local definido foi na avenida Ipiranga, entre as avenidas Borges de Medeiros e Edvaldo Pereira Paiva. 2. Definir o melhor tipo de ecobarreiras. Optaram por módulos flutuantes de apenas 20 cm de submergência. A principio o investimento seria feito pela própria Safeweb.1. 3.Ter uma operação eficaz para retirada dos resíduos, e encaminhamento dos mesmos a destinação correta. Essa seria a responsabilidade contra partida do DMLU. Resultados: No final de 2019, a Ecobarreira do arroio Dilúvio alcançou o quantitativo de 645,2 toneladas de materiais coletados antes de chegarem ao lago Guaíba. O número é o acumulado desde 30 de março de 2016, quando foi realizada a primeira coleta pelo DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana). Somente em 2019 foram retiradas 163,8 toneladas de material entre plásticos, isopor, folhas, galhos, madeiras e lodo.
Implementação
Atores
A SMSUrb (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos)
Governamental (de cima para baixo)
DMLU - Departamento Municipal de Limpeza Urbana
Governamental (de cima para baixo)
Instituto Safeweb
Institucional/Privada
Governança
A SMSUrb (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) de Porto Alegre abriu espaço para as discussões sobre melhor gestão de resíduos que estavam nos rios urbanos. O DMLU junto ao Instituto Safeweb, construíram e implementaram a solução, sendo o Safeweb financiador do projeto, e a DMLU responsável pela operação de retirada dos volumes interceptados nas ecobarreiras.
Público-alvo
Toda a população do bairro Guaiba, que frequenta a orla do lago Guaiba, além da fauna e flora do rio Arroio Diluvio e do próprio lago.
Compartilhe: