Soluções
Solução aplicável em:

Cidades de pequeno porte

Cidades de médio porte

Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
O controle de resíduos sólidos em sistemas de drenagem evita que os mesmos alcancem os corpos receptores, favorecendo a manutenção do ciclo da água mas não possui efeito direto na redução de emissões de gases de efeito estufa.
A solução trata do desenvolvimento de sistemas de coleta de resíduos sólidos que são carregados em sistemas de drenagem pluviais por meio de malhas para evitar ou diminuir a contaminação de corpos receptores de água ligados a esses sistemas. Entre as técnicas propostas para a remoção nos sistemas de drenagem, tem-se a Instalação de ecobarreiras no percurso dos rios urbanos. A adoção desta "rede de lixo" reduz a descarga de lixo flutuante, incluindo o plástico, proveniente dos sistemas de drenagem.
O Problema
Cidades são grandes geradores de resíduos sólidos, os quais afetam diretamente as condições sanitárias e funcionais, resultando na necessidade uma busca de melhoria constante em seus sistemas de gestão e aplicação dos recursos financeiros. A gestão ineficiente dos resíduos sólidos urbanos impactam de forma negativa as estruturas hidráulicas de condução de águas pluviais, como galerias, poços de visita, bacias de retenção/detenção e sistemas de lançamento. O principal problema identificado é a obstrução dos sistemas hidráulicos, o que acarreta na redução da capacidade de vazão das estruturas, resultando em inundações e alagamentos.
Compartilhe: