Estudos
Ecoduto no Parque Olímpico de Pequim
Soluções Baseadas na Natureza (NBS)
Ecoduto: Viaduto ecológico
China
Hebei()
O parque Olímpico Florestal de Pequim foi construído entre 2003 e 2008 e recuperou antigas áreas industriais, que totalizam 680 hectares. O objetivo do projeto foi fazer uma transição entre as áreas densamente urbanizada com a zona florestada ao norte da cidade. Projetado segundo os princípios do Feng Shui, possui dois setores: no do sul foi construído o imenso lago Wa Biancun e no norte, uma colina. O conceito principal tem como base o ‘Eixo para a Natureza’ que conecta o projeto Olímpico aonde estão localizados os estádios, com o centro antigo onde se localiza a Cidade Proibida. As zonas norte e sul são separadas pelo quinto anel viário que circunda a área urbanizada. Para conectar as duas partes do parque foi construído um ecoduto urbano, com densa vegetação que é um corredor para a biodiversidade e para as pessoas. Carros são restritos aos de serviço. A área de cima do viaduto é multifuncional e não se percebe que passa uma estrada com 10 faixas para carros. Com isso, o projeto dos parques ganha unidade tanto para os seus frequentadores, quanto para dar continuidade ecológica em sua cobertura vegetal. O ecoduto foi projetado para se tornar um marco paisagístico.
Custo para Implementação
Informação não disponível
Governamental
Desafios
-
O ecoduto possibilita o cruzamento de uma autoestrada com 10 pistas sem que as pessoas percebam que estão atravessando, incentivando a mobilidade limpa e ao bem-estar.
-
A conectividade de fragmentos de ecossistemas é essencial para manter sua resiliência, com isso possibilita manter os serviços ecossistêmicos que oferece.
-
O ecoduto conecta áreas verdes, sendo ele próprio uma área verde com funções ecológicas e para as pessoas.
Contexto
Pequim, capital da China, sediou os Jogos Olímpicos em 2008, cujos temas centrais foram Olimpíada verde, alta-tecnologia e dedicada para as pessoas. Para tanto, construiu o parque Olímpico Florestal, que segue por um canal ladeado por um boulevard que conduz aos estádios Olímpicos. O projeto foi concebido para reunir a tradição dos parques chineses com um projeto ecológico que visou beneficiar a cidade melhorando as condições de Ilha de Calor Urbano, detenção de particulados no ar, poluição Sonora, aumento de oxigênio, conservação de águas, dentre outros. Para os paisagistas, projetistas e engenheiros que colaboraram no projeto, foi uma oportunidade de regenerar habitats para fauna silvestre, pesquisar novas tecnologias baseadas na natureza contemporâneas com sua implantação e monitoramento, sendo referência para projetos ecológicos.
Compartilhe: