Artigo Estudos de Caso

Edifício Kajstaden - Prédio feito de madeira

Metodologia

Ambiente Construído

Madeira Engenheirada

Suécia

Västmanland.()

Fatores de Sucesso

Sociais

Geração de emprego e renda com a contratação de mão de obra para a construção.

Ambientais

Ao contrário de outros materiais para construção, a madeira gera emissões limitadas de gases de efeito estufa durante sua produção. Além disso, é um depósito natural de CO2, enquanto grandes construções de concreto e aço têm o atributo de possuir considerável pegada de carbono. Com o uso da madeira, esta pegada pode reduzir em 60 a 75%.

Econômicos

A madeira utilizada para a construção garante uma boa vedação e eficiência energética, sem a necessidade de outros elementos para as paredes. Em função do menor peso do material, as fundações podem ser menores, gerando economia na construção. Também fica mais acessível o transporte de material, considerando que para cada caminhão de entrega de madeira seriam necessários outros cinco para transportar a mesma quantidade em concreto e aço.

Fatores de Fracasso

Não foram identificados fatores de fracasso.

Fatores de Risco

Uma preocupação de se utilizar a madeira são os incêndios, embora a utilização de camadas resistentes ao fogo e sistemas modernos de sprinklers possam minimizar este risco. Deve-se também observar a legislação local que diz respeito ao uso da madeira para construção civil.Um outro fator relevante no caso de construção com madeira é a verificação se a mesma é resistente o suficiente. Além disso, como se trata de um tipo de material não usual, é essencial que a mão de obra passe por treinamento para lidar com o material.