Artigo Estudos de Caso

Embalagens compostáveis – Chocolates AMMA

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Aproveitamento de resíduos para o desenvolvimento de produtos biodegradáveis

Brasil

Bahia(BA)

A empresa de chocolates AMMA em parceria com a Camargo e Cia Embalagens desenvolveu uma embalagem compostável para sua linha de chocolates orgânicos. A embalagem pode ser compostável em até 180 dias, não deixando resíduos sólidos no meio ambiente e ainda contribuindo com nutrientes ao solo.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Informação não disponibilizada pela empresa.

Desafios

  • Redução de resíduos de embalagem pós-consumo em função da compostagem.

Motivação

Com o propósito de agregar ainda mais significado à sua linha de chocolates orgânicos, a empresa percebeu que no processo de compostagem, os recursos seriam emprestados e depois devolvidos ao solo em forma de nutrientes e com isso contribuindo com a redução do impacto no meio ambiente. A principal motivação foi perceber que uma embalagem poderia cumprir sua função de proteger e promover o produto no ponto de venda e depois retornar à natureza, fechando um ciclo positivo de vida do produto. Além de ter uma produção totalmente preocupada com as questões ambientais, a embalagem sempre foi um ponto a ser melhorado no negócio. A empresa possui vários selos e certificados que conversam com esta nova solução. Entre estas chancelas estão: (SVB) Produto Vegano; Orgânico Brasil; USDA Organic; selo EU que atende às noras europeias; Kosher; Halal e Empresa B onde a AMMA foi reconhecida como uma das empresas que mais promoviam o impacto positivo no planeta (2018/2019).

Contexto

O setor de alimentos é extremamente visado e cobrado sobre boas práticas. A empresa AMMA possui parceria com comunidades da região amazônica e da Mata Atlântica que produzem cacau orgânico e biodinâmico. Toda esta preocupação com processos justos de produção, respeito aos parceiros precisa também ser evidenciado com embalagens que entregassem este valor. Segundo informações Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nos últimos 7 anos houve um aumento de 300% na produção de alimentos orgânicos no Brasil, isso significa que existe demanda para toda esta oferta e quem comunicar isso em seus produtos pode conquistar o consumidor. Dados do Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis, 2019), o crescimento do volume de produção do alimento orgânico no Brasil cresce 15% ao mês, movimentando R$ 4,5 bilhões. Num momento onde a diferenciação nos negócios exige medidas de marketing com embasamento e fundamentação, a solução da empresa em inovar em suas embalagens trazendo um material compostável que volta ao solo, para a produções de outros alimentos parece realmente integrável ao discurso.