Artigo Estudos de Caso

Estação de energia elétrica das marés: Lago Sihwa

Metodologia

Energia

Geração com Energia das Marés

Coréia do Sul

Gyeonggi-do(MG)

Resultados e Impactos

A usina de energia das marés de Sihwa é projetada como um sistema de geração de inundação, aproveitando os diferentes níveis de água da maré entre o mar e o lago artificial. A Usina Maré Sihwa abriu um novo capítulo no desenvolvimento de energias renováveis na Coreia. Este projeto de 260 MW e US$ 250 milhões é o primeiro do tipo no país e o maior do mundo, contribuindo para reduzir as importações de petróleo. A fábrica La Rance na França é o segundo maior com uma geração de 240 MW. Também desempenhou um grande papel ao restaurar o ecossistema Lake Sihwa e a qualidade da água através da contínua circulação de água do mar Ambientalmente, este projeto tem sido muito benéfico para a Coreia, pois o impacto mais notável tem sido a recuperação da qualidade da água e dos ecossistemas. Aproximadamente 160 milhões de toneladas de água entram e saem da comporta e da roda d’água, respondendo por cerca de metade da quantidade total de água no Lago Sihwa. A circulação contínua de água entre o lago e o mar exterior durante o processo de geração de energia melhorou a qualidade da água. Em 1998, o nível de oxigênio químico no lago Sihwa foi de 17 ppm, mas foi reduzido para 2 ppm, resultando em um habitat restaurado e beneficiando as espécies de peixes presentes. Este lugar se tornou muito popular para aprender sobre ecossistemas animados, com mais de 146 espécies de aves, incluindo cegonha e pato-real, e cerca de 23 milhões de aves que vivem dentro e ao redor do lago. Também é notável que a energia elétrica gerada (552,7 GWh) são equivalentes a 862.000 barris de petróleo, ou 315.000 toneladas de CO2, quantidade equivalente à produzida por 100.000 carros anualmente. Este projeto trouxe grandes benefícios para as comunidades, pois o aterro de Sihwa, com 12,7 km de extensão, também é um local popular para atividades de lazer e esportes. A central de energia das marés e a área circundante hoje atraem cerca de 1,5 milhão de pessoas anualmente.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

Não há registro de fatores de fracasso.

Fatores de Risco

De acordo com a Andritz, um desafio que ficou imediatamente aparente foi a proteção de peças impingidas da corrosão salina. A empresa resolveu essa preocupação cobrindo peças vulneráveis com um sistema de proteção catódica. Outro desafio encontrado apenas meses após o início da operação foi a constatação do rápido crescimento da vida marinha enquanto a maré estava baixa, afetando significativamente o desempenho do projeto. Portanto, foi preciso realizar limpezas frequentes na área.

Lições aprendidas

Devido ao sucesso do projeto, desde 2006 o governo coreano vem desenvolvendo estudos em energia das marés em Incheon Bay, na ilha de Yeongjongdo e no Distrito de Ganghwado Island, a fim de estabelecer uma base para o desenvolvimento e comercialização de tecnologia ecológica de geração de energia das marés. Através da pesquisa e análise da qualidade marinha, projeto conceitual e tecnologia ambiental, o governo elaborou um plano básico para o estabelecimento de uma usina de energia das marés de 1.320 MW na Baía de Incheon.