Artigo Estudos de Caso

Estação de recarga para veículos elétricos em Fredericia, na Dinamarca

Metodologia

Mobilidade

Eletropostos de recarga de veículos elétricos

Dinamarca

Jutland()

Trata-se de uma estação de recarga para veículos elétricos na cidade de Fredericia, na Dinamarca. O renomado escritório de arquitetura dinamarquês, com sede em Copenhague, COBE, foi contratado para desenvolver postos de recarga para veículos elétricos com um conceito modular e que pudesse ser adaptado a alguns requisitos de um programa que tem como característica a replicabilidade. Em 2019, a primeira estação de recarga piloto foi inaugurada na cidade de Fredericia como parte de uma rede futura de mais 48 estações de recarga sustentáveis ao longo das rodovias escandinavas. A estação tem um apelo ao bem-estar, usa muito verde e é ultra rápida - as baterias dos carros carregam em 15 minutos.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Desafios

  • Mobilidade eletrificada contribui para a descarbonização energética na medida que reduz o uso de fontes não limpas.

  • A mobilidade eletrificada contribui para a descarbonização energética na medida que reduz o uso de fontes não limpas.

Motivação

Um dos principais fornecedores, líderes de serviços de mobilidade elétrica na Dinamarca, contratou o escritório de arquitetura para desenvolver o conceito das estações de abastecimento. Segundo dados fornecidos pela COBE, na Dinamarca, embora a emissão de carbono por kWh tenha sido reduzida para 200g por kWh em 2019, como resultado do uso crescente de fontes de energia renováveis, a introdução de veículos elétricos em escala massiva no mercado teve um grande impacto que reduziu a pegada de carbono de cada carro para apenas 20% comparado a um carro movido a combustíveis fósseis. O projeto de design do escritório COBE para os postos de abastecimento de veículos elétricos é baseado em um repensar sobre a "experiência de mobilidade" ao dirigir um veículo elétrico. A estação de carregamento não deve apenas minimizar o tempo de carregamento, mas também criar uma pausa significativa para os usuários. A estação inspira o motorista e outros usuários da estrada a terem uma mudança de hábito. O projeto é modular e escalonável, ou seja, é possível montar uma estação de recarga do tamanho que o terreno para o qual será destinado comporta.

Contexto

O impacto da mobilidade por meio de carros elétricos mudará completamente a aparência, sensação e organização de nossas cidades no futuro. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 91% da população mundial vive em áreas onde o nível de toxinas no ar excede os limites recomendados e as emissões de CO₂ estão fora de controle. Neste contexto, a substituição, ainda que muito devagar, por veículos elétricos se faz necessária. No contexto dinamarquês, a mobilidade por meio de carros elétricos é considerada quase 100% limpa. Em 2020, cerca de 80% da produção de energia na Dinamarca será baseada em fontes renováveis ​​com 50% apenas eólica.