Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
Os veículos elétricos usam motores elétricos e não emitem gases. Se a energia usada para o carregamentos das baterias destes veículos for de fontes renováveis, contribuirá fortemente na redução de gases de efeito estufa, já que a fumaça emitida por veículos com motores de combustão interna é a principal causa da poluição em grandes centros urbanos e responde por um quinto de toda a emissão de dióxido de carbono, um dos principais gases do efeito estufa.
Essa solução consiste na instalação de infraestrutura de recarga para veículos elétricos ao longo das vias ou em áreas específicas. Atualmente, um dos desafios para um maior número de vendas de veículos elétricos nos países é a falta de rede de recarga, pois como ela ainda é pequena, existe uma grande possibilidade de o usuário ficar sem energia em seu veículo caso seu trajeto não seja bem planejado. Dessa forma, diversos países têm procurado incentivar a criação dessa infraestrutura de recarga por meio de parcerias público-privadas ou de até de redes totalmente públicas de abastecimento. Estudos indicam que apenas pontos de recarga em áreas altamente povoadas possuem potencial de serem viáveis economicamente no curto prazo, por isso, é necessário que se tenha um planejamento alinhado com o setor público para o incentivo na adoção de veículos elétricos. A solução pode abranger carregadores semirrápidos ou rápidos, devendo-se atender aos padrões pré-estabelecidos de conectores. Um ponto importante, é que o modelo atual de pontos de abastecimento de combustíveis líquidos não precisa necessariamente ser seguido. Pontos de recarga de veículos elétricos podem ser instalados, por exemplo, ao longo de estacionamentos públicos, assim incentivando o uso de veículos que não emitem poluentes e melhoram a qualidade do ar. Essa solução tem potencial de reduzir as emissões totais de poluentes atmosféricos oriundas do setor de transportes e permitir a modernização da frota de veículos do país.
O Problema
No Brasil, o setor de transportes representa cerca de 10% das emissões de gases de efeito estufa (GEE) totais do país, dividida quase que igualmente entre transportes de passageiros e de carga (SEEG, 2019). Dessa forma, além de ser uma importante fonte de emissões de GEE, o setor de transportes aparece como um potencial agente de desenvolvimento urbano sustentável, com diversas oportunidades de transformar as cidades em um ambiente mais saudável, com menor poluição, menor número de acidentes e maior acessibilidade a todos. Logo, a promoção de meios de transportes sustentáveis por si só agrega diversos benefícios para a população, permitindo uma maior acessibilidade a todos, além de acelerar a ruptura da dependência tecnológica existente atualmente com relação aos combustíveis fósseis. Nesse contexto, a disponibilização de estações de recarga para veículos elétricos é essencial para transição ao sistema dominante atual, que é de veículos movidos à combustíveis fósseis.
Compartilhe: