Artigo Estudos de Caso

Eu Reciclo

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Logística reversa de embalagens pós-consumo

Brasil

São Paulo(SP)

Metodologia

A Eu Reciclo foi criada pela iniciativa de dois empreendedores, Thiago Carvalho e Luciana Oliveira durante o período em que fizeram um MBA na escola de negócios de Kellogg, em Chicago nos Estados Unidos. Thiago já possui experiência no mercado financeiro, formado em engenheira, acabou atuando neste mercado até perceber que deveria fazer diferente. A motivação dos dois era criar uma empresa que pudesse se sustentar e gerar impacto social no Brasil. O tema de resíduos no Brasil já tinha força, por conta da recente aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, os dois perceberam diversas lacunas da implementação da política. Um deles era a necessidade de comprovação e geração de oportunidades em logística reversa para as empresas demandantes. Desta maneira decidiram que a New Hope Ecotech, nome da empresa na época, deveria ser uma plataforma para certificar as empresas cumpridoras de logística reversa, uma lógica baseada no princípio do poluidor pagador. Luciana passou a desenvolver a plataforma online, base do sistema de trabalho da empresa que permite a rastreabilidade do resíduo reciclado, através da tecnologia de blockchain. E Thiago foi para o Brasil com um grupo de estudantes, através do apoio financeiro da Universidade, para mapear o mercado da reciclagem. Nesta ocasião, realizou entrevistas com cooperativas de catadores de materiais recicláveis e recicladores e aprofundou o seu conhecimento sobre o mercado, inclusive fizeram atividades práticas com estes atores. Depois de 1 ano e meio de pesquisa e com a plataforma digital pronta começaram a operar no ano de 2015. Nesta época os sócios já estavam de volta ao Brasil morando na cidade de São Paulo.

Implementação

Atores

Operadores de resíduos: Coooperativas de catadores e empresas privadas que executam serviços de coleta e destinação adequada de resíduos recicláveis na cidade de São Paulo.

Comunitária/Grassroots (de baixo para cima)

Cetesb: A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) é o orgão estadual responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição.

Governamental (de cima para baixo)

Governança

Eu Reciclo: A empresa idealizadora da solução, realizou uma extensa pesquisa de mercado para entender a demanda existente e lapidar o serviço oferecido para a sociedade, bem como fazer a parceria com os atores necessários. Operadores de resíduos: As cooperativas de catadores de materiais recicláveis e empresas privadas como Estre, responsáveis por coletar os resíduos recicláveis e darem o destino adequado na cadeia da reciclagem foram mapeadas com o estabelecimento de parcerias com a Eu Reciclo. Cetesb: O orgão ambiental responsável por fiscalizar e garantir o cumprimento da legislação no estado de São Paulo, validou a solução da Eu Reciclo como ferramenta de comprovação da logística reversa para as empresas interessadas.

Público-alvo

Empresas privadas que precisam comprovar cumprimento de lei para renovação de licença ambiental e cooperativas que trabalham em conjunto com a iniciativa.