Artigo Estudos de Caso

Implantação de pedágio urbano eletrônico - Cingapura

Metodologia

Mobilidade

Pedágio urbano

Cingapura

Cingapura()

Resultados e Impactos

O monitoramento do ERP mostrou que o volume de trânsito nas vias expressas de Cingapura reduziu em 15% e as velocidades aumentaram de 35 para 55 quilômetros por hora durante o período de taxação, especialmente durante nas horas-pico da manhã: houve redução de 14% na melhoria das velocidades de tráfego a essa hora. Também foram percebidas mudanças no comportamento de viagem dos motoristas, seja alterando o tempo da viagem para pagamento de taxas menores, seja alterando a rota para evitar a cobrança do ERP. A receita anual do programa foi estimada em $ 144 milhões em 2008-09.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

Não foram encontrados fatores de fracasso para a implantação do sistema ERP, visto que ele mostrou-se ser mais eficiente do que o sistema operacional comum, desmontado em 1998.

Fatores de Risco

Não foram encontrados fatores de risco específicos para este caso, exceto a possibilidade de que a execução do sistema influencie, a longo prazo, mudanças no comportamento de viagem de modo de que toda a participação dos veículos individuais motorizados seja transferida para o transporte público. Isso provocaria logicamente a inutilidade do sistema e, por conseguinte, sua descontinuidade pelos méritos em prol do bem-estar coletivo alcançados.

Lições aprendidas

As principais lições aprendidas foram que a introdução do sistema ERP precisa ser feita sob medida para se adequar às condições de tráfego locais – isto é, não há um padrão pré-definido passível de adequação a cada realidade – e de que o sucesso do sistema depende muito da sua confiabilidade percebida. Além disto, testes exaustivos são necessários para verificar sua confiabilidade operacional. Também aprendeu-se ser preciso muito esforço para educar os usuários, com ampla cobertura da mídia e conhecimento do sistema e para ajudar a remover qualquer das apreensões infundadas. O feedback dos motoristas deve ser levado a sério e deve haver uma disposição para ajudar os motoristas que estão tendo problemas com seus equipamentos ou aqueles que estejam confusos sobre as operações do sistema. O monitoramento de tráfego é necessário para entender exatamente como isso afetou as condições de tráfego e quais medidas corretivas podem ser introduzidas.