Artigo Estudos de Caso

Implantação de Protótipo de Conversor de Ondas no Porto de Pecém

Metodologia

Energia

Geração com Energia das Marés

Brasil

Ceará(CE)

Metodologia

Algumas etapas podem ser depreendidas deste tipo de projeto, que de modo geral são: - Levantamento do estado de arte da tecnologia de geração mare motriz; - Escolha do local adequado para instalação do protótipo; - Escolha da tecnologia a ser utilizada; - Modelagem computacional da solução; - Construção do protótipo de laboratório; - Testes em laboratório; - Construção de protótipo de campo; - Comissionamento. De acordo com a Techbay (2020), o sistema de captação da energia das ondas consiste em dois módulos formados por um flutuador, um braço mecânico e uma bomba hidráulica. Os flutuadores e os dois braços mecânicos são movimentados pelas ondas que, consequentemente acionam as duas bombas hidráulicas. As bombas, conectadas a um circuito fechado de água doce, injetam água pressurizada no interior de um tanque acumulador hidropneumático que está conectado a uma câmara hiperbárica pressurizada com nitrogênio. A pressão da água neste sistema equivale a uma usina hidrelétrica com queda de aproximadamente 250 metros de altura. A água pressurizada passa por um bocal formando um jato contínuo com alta pressão e velocidade, movimentando uma turbina Pelton. Esta, por sua vez, aciona o gerador de energia elétrica.

Implementação

Atores

Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE)

Público-Privada

Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)

Governamental (de cima para baixo)

Tractebel Energia

Institucional/Privada

Governo do Estado do Ceará

Governamental (de cima para baixo)

Governança

A COPPE/UFRJ foi responsável pela execução do projeto; a ANEEL foi responsável por autorizar o uso do recurso; a Tractebel Energia foi o ator proponente do projeto e responsável pelo financiamento dentro do programa de P&D ANEEL.

Público-alvo

As comunidades locais podem se beneficiar do fornecimento de energia.

Elementos de Replicabilidade

A tecnologia aplicada e desenvolvida aqui poderia ser aplicada em qualquer região do país que tenha condições similares.

É importante existirem locais costeiros com potencial previamente mapeado e com características que minimizem intervenções ou obras.

O projeto deve ser liderado por instituição com provada qualificação no segmento de pesquisa e engenharia.

O elemento fundamental para a implementação de um projeto deste tipo é deter o recurso financeiro: no caso do projeto liderado pela Tractebel (atual Engie), foram usados recursos do programa de P&D da Aneel.

É desejável ter uma parceira com governos locais (municipal ou estadual) ou com instituição de ensino local. Um projeto financiado com verba de P&D da Aneel não inclui recursos destinados à operação de manutenção do empreendimento após sua construção, sendo assim, é desejável que uma organização, por exemplo, acadêmica, receba o projeto como herança, mas que ao mesmo tempo realize a manutenção e operação do protótipo, que pode ser usado como laboratório para a formação de alunos e geração de pesquisa na área.