Estudos
Jardins Filtrantes no Parque do Caiara
Soluções Baseadas na Natureza (NBS)
Fitorremediação em solo e água de áreas urbanas contaminadas
Brasil
Pernambuco(PE)
Foi implantando um sistema de jardins filtrantes como projeto-piloto no Parque do Caiara, na cidade do Recife. O sistema possui com 7 mil m², que através de um processo de filtragem contínua, é capaz de tratar pelo menos 350 mil litros de água por dia: ao mesmo tempo que a água do Riacho do Cavouco entra no sistema, existe água tratada sendo devolvida ao Rio Capibaribe. Para monitorar a qualidade da água, serão instaladas micro estações antes e depois do sistema de jardins filtrantes. A implantação do sistema busca contribuir com o processo de despoluição do Riacho do Cavouco, afluente do Rio Capibaribe, e um dos mais importantes rios da Zona Oeste do Recife. O local era um antigo lixão não-oficial, descoberto somente durante as escavações, o que impactou tanto no cronograma de execução quanto nos custos da obra. As obras tiveram início em 2019 e foram concluídas em 2023. O equipamento também recebeu novas áreas de lazer e convivência.
Custo para Implementação
Mais de cinco milhões de reais
Especificação dos valores: cerca de R$ 7 milhões em investimentos, oriundos do projeto de cooperação internacional CITInova, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria local com a Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), organização social privada. A experiência, realizada pelo CITInova, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações (MCTI), foi financiada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e executada pela gestão municipal em parceria com a Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) e com o Porto Digital (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, 2023).
Desafios
Motivação
Minimizar a degradação ambiental e melhorar o apelo estético e recreativo do Parque Caiara no Recife-PE, assim como, contribuir para segurança e gestão dos recursos hídricos localmente. O piloto visa o desenvolvimento sustentável da cidade, testando tecnologias inovadoras que possam influenciar o poder público. Correlaciona-se com o sistema de saneamento e tratamento de águas da cidade, cuja região metropolitana tem apenas 42% do seu território saneado, de acordo com dados da COMPESA (Companhia Pernambucana de Saneamento). Os critérios considerados para a escolha do local para a implantação do projeto-piloto foram: (i) ser uma área pública, o que impacta diretamente a comunidade que pode desfrutar do espaço, (ii) ser uma região carente de investimentos, e (iii) ser na margem do rio Capibaribe.
Contexto
O Jardim Filtrante está localizado no Parque do Caiara, zona oeste do Recife, região de baixa renda per capita e com poucas opções de lazer para a comunidade. A saúde do Rio Capibaribe beneficia de forma geral toda a cidade, uma vez que o rio cruza a Região Metropolitana do Recife, alterando diretamente a qualidade da água e a vida da população, principalmente as que vivem da pesca e da travessia em barcos. Mesmo que de forma significativamente pequena, a oxigenação da água promovida pelos jardins filtrantes favorece a resiliência ambiental dos corpos d’água, com ênfase no entorno da área do Parque do Caiara.
Compartilhe: