Artigo Estudos de Caso

Jardins Filtrantes no Parque do Caiara

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Fitorremediação em solo e água de áreas urbanas contaminadas

Brasil

Pernambuco(PE)

Fatores de Sucesso

Sociais

A promoção e fortalecimento da identidade local, valorizando o potencial socioeconômico da comunidade local através de conscientização e educação ambiental. O sistema de jardins filtrantes constitui um meio natural pedagógico dentro de um parque público. O fato de a solução estar inserida em um parque da cidade favorece um lazer contemplativo, tornando a área mais saudável, socialmente segura e diferenciada, aumento a sensação de pertencimento da população com a região.

Ambientais

A despoluição/melhoria da qualidade da água e desenvolvimento ecológico, promovendo a integração da biodiversidade da fauna e flora locais. Também são benefícios diretos da solução o equilíbrio do ciclo de nutrientes e promoção de habitat para vida aquática. O piloto auxilia diretamente na resiliência ambiental do Rio Capibaribe, favorecendo inclusive ações de educação ambiental.

Econômicos

O incentivo a soluções sustentáveis no que se refere a utilização de materiais reciclados e utilização de energia renovável. O piloto apresenta um custo bem menor de operação por litro de água tratada em relação a um sistema convencional, desafogando também os sistemas convencionais de tratamento (infraestrutura cinza). Ainda, existe um potencial econômico a ser explorado: insumos resultantes podem gerar recursos, da venda de flores ou matéria-prima para artesanatos até estrume ou matéria combustível.

Fatores de Fracasso Interno

O Termo de Referência (TR) para contratação do projeto executivo é complexo e construi-lo com o suporte de especialistas técnicos pode facilitar. Os jardins filtrantes têm peculiaridades específicas quanto ao fluxo de trabalho e detalhes técnicos que deveriam ter sido contempladas no TR. O fornecedor contratado estava acostumado com um fluxo de atividades que divergia do que estava sendo pedido no TR, isso gerou alguns ruídos em relação a essas questões contratuais da ARIES/Porto Digital (Ausência de alinhamento da lista de entregas do fornecedor com o TR). O pioneirismo do projeto trouxe um desafio relacionado a gestão de inovação, visto que no momento da concepção da ideia de desenvolver a solução não havia aplicações conhecidas em área pública no país.

Fatores de Fracasso Externo

Durante o processo de escavação para construção dos filtros foram encontradas camadas de lixo depositadas no solo. Este lixo não foi encontrado na sondagem inicial e implicou num custo adicional para tratamento adequado, o que comprometeu o cronograma de execução. A principal ameaça ao piloto se refere a posterior manutenção após o término do Projeto. Todo sistema necessita de manutenção adequada e garantir que o poder público tenha orçamento e se comprometa e executa-la é um dos desafios de implantação do piloto.