Estudos
Método de avaliação da rua: aplicação sobre as ruas de Brasília - Brasil
Mobilidade
Método de Avaliação de Ruas
Brasil
Distrito Federal(DF)
Resultados e Impactos
A aplicação do método de avaliação da rua (MAR) sobre os espaços de movimento de pedestres em Brasília permitiu entender a gradativa transformação do espaço e as adaptações que ocorreram ao longo do tempo, tornando evidente que nem sempre o desenvolvimento dos projetos implicou em uma evolução qualitativa do ambiente construído, sendo que muitas vezes ocorreu o contrário. Os estudos de caso sobre as ruas comerciais locais de Brasília confirmaram a hipótese levantada, de que a configuração espacial e o padrão de implantação das ocupações trazem implicações sobre o funcionamento do espaço de movimento do pedestre, tornando os espaços mais ou menos inclusivos. Em relação à orientação do desenho das ruas estudadas, a avaliação mostrou que mantém-se a definição original de privilegiar o espaço de circulação dos automóveis em detrimento da qualificação do espaço dos pedestres.
Fatores de Sucesso
Sociais
Ambientais
Econômicos
Fatores de Fracasso
O método não é aplicável em larga escala pois exige levantamento de campo minucioso. Como os espaços encontram-se em constante transformação, é preciso produzir resultados em tempo de aplicá-los à realidade levantada; caso contrário, o trabalho terá que ser revisado antes mesmo que seja finalizado. O método consiste em uma avaliação qualitativa, e para tornar-se uma ferramenta de planejamento de acessibilidade precisa incluir elementos de avaliações quantitativas. Nesse momento o método está passando por ajustes nesse sentido.
Fatores de Risco
Como o método é voltado ao processo participativo, corre-se o risco de apresentar certa lentidão na tomada de decisões.
Lições aprendidas
A aplicação do método comprovou que a dominância do automóvel é nociva ao espaço do pedestre, mas também mostrou que espaços que integrem diferentes modais de forma equilibrada podem ser mais inclusivos.
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