Artigo Estudos de Caso

Método de avaliação da rua: aplicação sobre as ruas de Brasília - Brasil

Metodologia

Mobilidade

Método de Avaliação de Ruas

Brasil

Distrito Federal(DF)

Resultados e Impactos

A aplicação do método de avaliação da rua (MAR) sobre os espaços de movimento de pedestres em Brasília permitiu entender a gradativa transformação do espaço e as adaptações que ocorreram ao longo do tempo, tornando evidente que nem sempre o desenvolvimento dos projetos implicou em uma evolução qualitativa do ambiente construído, sendo que muitas vezes ocorreu o contrário. Os estudos de caso sobre as ruas comerciais locais de Brasília confirmaram a hipótese levantada, de que a configuração espacial e o padrão de implantação das ocupações trazem implicações sobre o funcionamento do espaço de movimento do pedestre, tornando os espaços mais ou menos inclusivos. Em relação à orientação do desenho das ruas estudadas, a avaliação mostrou que mantém-se a definição original de privilegiar o espaço de circulação dos automóveis em detrimento da qualificação do espaço dos pedestres.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

O método não é aplicável em larga escala pois exige levantamento de campo minucioso. Como os espaços encontram-se em constante transformação, é preciso produzir resultados em tempo de aplicá-los à realidade levantada; caso contrário, o trabalho terá que ser revisado antes mesmo que seja finalizado. O método consiste em uma avaliação qualitativa, e para tornar-se uma ferramenta de planejamento de acessibilidade precisa incluir elementos de avaliações quantitativas. Nesse momento o método está passando por ajustes nesse sentido.

Fatores de Risco

Como o método é voltado ao processo participativo, corre-se o risco de apresentar certa lentidão na tomada de decisões.

Lições aprendidas

A aplicação do método comprovou que a dominância do automóvel é nociva ao espaço do pedestre, mas também mostrou que espaços que integrem diferentes modais de forma equilibrada podem ser mais inclusivos.