Artigo Estudos de Caso

Mozambikes - Moçambique

Metodologia

Mobilidade

Produção e distribuição gratuita de bicicletas

Moçambique

()

Resultados e Impactos

1) O projeto promove o desenvolvimento local de zonas rurais de Moçambique sem, no entanto, convertê-las em modelos de urbanização caracterizados especialmente pelos problemas dos quais decorrem as mudanças climáticas e impactos associados (modelos tradicionais de urbanização, como metropolização, e de forma urbana, como o concreto, por exemplo). Pelo contrário, com o estímulo ao desenvolvimento de uma indústria local de bicicletas, tem-se adaptado o ecossistema local a uma cultura da bicicleta capaz de conciliar desenvolvimento com sustentabilidade. 2) Em todo o país, as pessoas vivem em média a 30 km do centro de saúde mais próximo, caminham horas para chegar às escolas ou para terem acesso à água potável. Neste sentido, as bicicletas podem causar um impacto real nas vidas do público-alvo, pois facilitam o acesso a bens, serviços, centros de saúde, água potável, educação ou mesmo a um emprego, ajudando-os a sair da pobreza. 3) Contribuição para tirar pessoas da linha da extrema pobreza, com estimativa de aumento de três vezes dos rendimentos diários daqueles impactados pelo programa. Segundo os idealizadores do Mozambikes, isso pode ajudar a aumentar o RNB (Rendimento Nacional Bruto) global na ordem dos 10%, conduzindo ao crescimento e a um ambiente econômico mais saudável, também capaz de contribuir para o bem-estar geral de todos. 4) Centenas de bicicletas foram distribuídas pela UNICEF em todo o país para espalhar uma mensagem com o intuito de combater o grande problema dos casamentos infantis, principalmente nas zonas rurais. 5) As bicicletas personalizadas e costumizadas têm sido adquiridas e utilizadas por empresas, instituições governamentais e de caridade, ONGs e indivíduos, para variados e diferentes tipos de uso.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

Conjunturas econômicas que facilitem a aquisição de motocicletas através de baixos preços e acesso ao crédito.

Fatores de Risco

A sustentabilidade do projeto depende de parceiros espalhados ao redor da Europa e Estados Unidos (entre outros em território nacional), que financiam as campanhas promovidas pela Mozambikes. Neste sentido, a falta de autonomia da Mozambikes pode ser um fator de risco para a manutenção do programa e de suas campanhas sujeitas às condições econômicas de cada país e/ou mundiais.

Lições aprendidas

A solução do Mozambikes demonstra que é possível associar a bicicleta à industrialização inclusiva, sustentável e capaz de fomentar inovação com retornos acima da média para as populações locais. Neste sentido, a bicicleta, como meio de transporte e bem de produção, implica em empoderamento, tanto por vias de melhoria da qualidade de vida cotidiana, como empregatícias.