Estudos
NoStandby Enel
Energia
Equipamentos para eliminação de consumo stand-by (modo de espera)
Brasil
Rio de Janeiro(RJ)
Metodologia
O projeto testou e validou os resultados da instalação do NoStandby em consumidores residenciais, escolhidos aleatoriamente pelas distribuidoras Enel Brasil (Ceará e Rio), que possuem um histórico de consumo acima de 100kWh/mês. Para tanto, cada cliente recebeu um equipamento, sendo priorizados aqueles que possuíam a quantidade máxima de aparelhos eletrônicos (quatro) por ponto. Os equipamentos foram instalados diretamente nos pontos de uso dos aparelhos eletrônicos da residência, sem nenhuma modificação em suas instalações. O equipamento NoStanby monitora continuamente o consumo total dos equipamentos conectados às suas tomadas e tem a capacidade de detectar quando estão em modo standby. Assim, após essa detecção, o filtro desliga da rede elétrica todas as tomadas conectadas à linha inteligente para desativar o modo standby destes equipamentos. Para o acionamento de um equipamento conectado à linha inteligente, basta ativar qualquer botão de qualquer controle remoto com infravermelho, pois o filtro possui um sistema de detecção de comandos infravermelhos que religa todas as tomadas à rede elétrica, reativando o modo standby dos equipamentos para que o usuário possa utilizar normalmente o equipamento através de seu controle remoto.
Implementação
Atores
ANEEL
Governamental (de cima para baixo)
Enel Distribuição Ceará
Institucional/Privada
Enel Distribuição Rio
Institucional/Privada
Governança
O desenvolvimento de um projeto deste tipo não tem grandes desafios técnicos, no entanto, é uma solução com uma grande capilaridade. Sendo assim, foi fundamental que as distribuidoras do grupo Enel realizassem um plano de comunicação com seus clientes, explicando os benefícios que uma solução deste tipo pode trazer. De qualquer maneira, podemos dizer que a iniciativa e sua governança é de responsabilidade da Aneel, Enel Rio e Enel Ceará.
Público-alvo
As medidas de eficiência energética aplicadas no setor elétrico trazem benefícios para toda a sociedade ao reduzir o consumo e as emissões de GEE.
Elementos de Replicabilidade
Este dispositivo não apresenta maiores dificuldades no uso ou na instalação, pode ser usados em qualquer localidade.
Compartilhe: