Artigo Estudos de Caso

Parque de dados de Estocolmo

Metodologia

Energia

Reaproveitamento do calor de Data Centers

Suécia

Condado de Estocolmo()

Resultados e Impactos

O projeto ainda se encontra em desenvolvimento.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

Como a técnica ainda está sendo implementada, não é possível dizer que apresentou algum fator de fracasso. Porém, explorando as possibilidades, é possível citar, por exemplo, a viabilidade econômica do projeto. Para que o projeto seja tecnicamente viável, é necessário um sistema de tubulações bastante complexo, o que pode encarecer o calor que será vendido para as empresas de aquecimento. Assim, para evitar o fracasso da iniciativa, deve-se avaliar se é mais barato para a empresa de aquecimento comprar este calor residual.

Fatores de Risco

Para a implementação deste tipo de iniciativa as cidades precisariam ter uma infraestrutura de tubulação subterrânea e um modelo comercial de fornecimento de calor.

Lições aprendidas

Somente se o data center estiver conectado a uma vasta rede de edifícios, a recuperação de calor poderá ser realizada em grande escala, com risco razoável. Com o sistema de aquecimento urbano de 12 TWh/ano de Estocolmo, existe demanda suficiente de calor para acomodar a recuperação de calor de data centers de qualquer tamanho (correspondendo a 150 data centers com uma carga de 10 MW). Os datacenters podem parar de desperdiçar o excesso de calor do servidor de TI e extraí-lo, aumentá-lo para temperaturas úteis e reutilizá-lo de forma eficiente, ecológica e econômica para aquecimento urbano, processos industriais e, de fato, em todos os lugares necessário.