Artigo Estudos de Caso

Polietileno Verde I´m Green - Empresa Braskem

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Embalagens de biopolímeros

()

Fatores de Sucesso

Sociais

A utilização do polietileno verde é uma excelente alternativa de consumo consciente.

Ambientais

A busca de alternativa de matéria-prima a partir da cana-de açúcar pode ser um desafio ambiental e econômico para as empresas convertedoras e para os consumidores finais. O Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, o que garante abundância de matéria-prima para a fabricação do polietileno verde. O uso do polietileno verde reduz a quantidade de CO2 na atmosfera em detrimento ao polietileno tradicional de base petrolífera.

Econômicos

O polietileno verde pode ser utilizado pelos mesmos equipamentos já instalados nas empresas convertedoras, viabilizando economicamente a substituição e utilização imediata.

Fatores de Fracasso

Excessivos investimentos em pesquisa e desenvolvimento e comunicação para incentivar que empresas convertedoras passem a utilizar a nova matéria-prima mais sustentável. A solução não é biodegradável e o tempo de decomposição é o mesmo do plástico comum.

Fatores de Risco

Incentivar a demanda pelo polietileno verde a fim de intensificar ainda mais a produção. O custo final do plástico verde é cerca de 40% maior que do plástico convencional.