Artigo Estudos de Caso

+Pool

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Piscina com sistema de filtragem de água para rios urbanos

Estados Unidos

Nova York()

Trata-se de uma piscina de lazer flutuante que limpa a água do Rio East em Nova York, chamada de +Pool. Seu sistema de filtros está conectado às membranas da piscina, dessa forma, filtra bactérias e outros contaminantes, permitindo somente a entrada da água limpa dentro na piscina. Também é capaz de ejetar 1,9 bilhões de litros de água limpa no rio. O formato da +Pool é o símbolo de soma, do tamanho de uma piscina olímpica com quatro distintas áreas: uma piscina infantil, uma piscina esportiva, uma piscina com quatro raias e uma área de lazer Loung Pool, totalizando uma superfície de 836 metros quadrados. A proposta é que a piscina seja aberta para toda comunidade, sem transformá-la em um clube. O +Pool está em fase de testes no Rio East e tem aporte financeiro coletivo, por meio do Kickstart.

Custo para Implementação

Mais de cinco milhões de reais

O projeto está em fase de implantação: o investimento toal foi estimado em US$ 21,5 milhões em 2011.

Desafios

  • A piscina filtra a água, devolvendo mais de 1,9 bilhões de litros de água limpa para o rio.

Motivação

Os idealizadores da +Pool decidiram agir em prol de um bem coletivo, iniciar a limpeza do rio East na cidade de Nova York e simultaneamente criar uma nova área de lazer gratuito para os nova-iorquinos e os turistas se refrescarem no verão. A cidade de Nova York tem de tudo, porém, o rio é impróprio para a balneabilidade ou a prática de atividades aquáticas seguras, impossibilitando entrar em suas águas durante o verão. O objetivo é mobilizar a comunidade para a importância de manter os recursos hídricos limpos, criando a piscina filtrante e promovendo ações educativas para as crianças e os jovens. Desta forma, a prática não espera por ações das autoridades locais para iniciar a limpeza do rio East e cria um espaço de lazer na cidade, com uma agradável vista para Manhattan.

Contexto

A Cidade de Nova York tem aproximadamente 8,3 milhões de habitantes (US Census 2019), é considerada a capital cultural e de negócios mais importante do mundo e recebe anualmente 66,6 milhões de turistas, sendo 53,1 milhões de visitantes domésticos e 13,5 milhões de visitantes internacionais. No entanto, os turistas estrangeiros realizam mais da metade dos gastos de turismo, principalmente devido ao tempo médio de permanência na cidade. O setor de turismo é o responsável por aproximadamente 30% da economia; a rede hoteleira , principalmente em Manhattan e Brooklyn, conta com 124 milhões de quartos disponível, com ocupação média de 87,5% dos leitos em 2019 e taxa de ocupação constante ao longo do ano, sendo que o valor médio da tarifa é de US$ 285. O lazer é vital para a atração do turismo na cidade, tanto para viagens de negócios como de turismo. Dessa forma, a cidade investe e apoia diversas atrações turísticas e de entretenimento, arte e cultura, lojas de varejo e em experiências gastronômicas, dos food trucks até os mais badalados restaurantes da cidade. (NYC & Company 2019). O +Pool é um projeto inovador que conecta a promoção da qualidade ambiental e o lazer, criando um novo espaço público e gratuito para moradores e turistas, revivendo a tradição de banhar-se no Rio East, encerrada devido à poluição na década de 1930.