Estudos
Praça Victor Civita
Ambiente Construído
Tec Garden: Sistema de Irrigação por capilaridade
Brasil
São Paulo(SP)
Resultados e Impactos
O público frequentador diário da praça é majoritariamente constituído pelo grupo dos que trabalham no entorno imediato e se apropriam do espaço para relaxamento pós-almoço em dias de semana. A população local frequenta a praça de duas a três vezes por semana, principalmente durante os finais de semana, e se apropriam do espaço por meio das atividades culturais e físicas oferecidas pela praça. A utilização do espaço pelo público infantil, de grande importância na disseminação e prática dos conhecimentos socioambientais proporcionados pela praça, é reforçada pelo trabalho educativo de atividades da praça. A praça apresenta um alto índice de atratividade a novos públicos (25%), que aponta como causa a arquitetura singular implantada na revitalização da praça. A visita torna-se dinâmica ao mostrar o contexto socioambiental implicado no espaço. Cerca de 65% do público já consolidado freqüenta a praça regularmente, o que mostra o interesse contínuo pelo ambiente e pelas atividades oferecidas. Aproximadamente 75% dos usuários estão na faixa etária de 11 a 40 anos, constatando a freqüência das novas gerações. Destaca-se também uma utilização significativa da terceira idade. O produto tec garden é sustentável, economiza energia e água de rega, absorve as águas pluviais, amenizando alagamentos e enchentes, além de tornar possível a existência de jardins suspensos na praça. A água da chuva e a água do edifício do museu são transportadas até um filtro de cascalho e plantas para tratamento. Após a filtragem, as águas tratadas são utilizadas para irrigação das árvores da praça. A região ganhou uma praça contemporânea que se caracteriza como lugar de integração de pessoas, de questões ambientais e de reserva de memórias. Contempla as funções de espaço público aberto, com um complexo de equipamentos e respectivos programas de atividades de lazer, educação e cultura vinculados às questões de sustentabilidade.
Fatores de Sucesso
Sociais
Ambientais
Econômicos
Fatores de Fracasso
É preciso entender que o investimento privado tornou o projeto uma realidade, além de manter tudo em pleno funcionamento, tendo em vista a complexidade dos sistemas adotados para solucionar os problemas de contaminação e os ideais de sustentabilidade. Porém, deve-se ter em vista que um dia a praça passará a ser responsabilidade da prefeitura e que as soluções adotadas dependem de manutenção contínua. Visto a importância da infraestrutura em uma área verde, a Praça Victor Civita possui aspectos positivos com relação à estrutura e equipamentos, mas precisa melhorar a atenção na manutenção dos sanitários e lixeiras, pois os mesmos, na maioria, se encontram danificados; a área para crianças encontra-se exposta ao sol e sem playground onde não há área coberta e não há brinquedos, o que tornaria o ambiente mais atrativo para o público infantil (Bortoloti et. al., 2016).
Fatores de Risco
É notável a requalificação ocorrida no espaço, pensando como aquela área degradada e contaminada se tornou uma área de uso intensivo. Os ideais de sustentabilidade são aplicados em ações efetivas de manutenção do espaço com viés educativo e experimental. A continuidade do sucesso do desenvolvimento sustentável, incorporado nesse espaço de parceria público-privada dependerá do empenho político e da participação da comunidade, uma vez que o conceito de preservação não significa que a natureza seja intocável, mas que o ser humano saiba utilizar os recursos naturais de forma adequada e tenha consciência de que eles são esgotáveis.
Lições aprendidas
Sustentabilidade social e educação a partir da qualificação de área ambientalmente degradada; Sustentabilidade Ecológica por meio de ações como reúso e tratamento adequado de resíduos, incentivo à diminuição da poluição, preservação de recursos não renováveis, e outras tecnologias limpas de comprometimento ambiental; Sustentabilidade cultural e fortalecimento institucional local; O projeto é uma referência em integração entre meio ambiente e o desenvolvimento da região com medidas sustentáveis para a tomada de decisões; O projeto é uma referência na abordagem integrada do planejamento urbano em escala local e do gerenciamento dos recursos naturais; A praça promove uma amostra de desenvolvimento rural e agrícola sustentável com finalidade educacional; Conservação da diversidade biológica; Manejo dos resíduos sólidos e questões relacionadas com os esgotos;
Compartilhe: