Artigo Estudos de Caso

Programa Light Recicla

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de resíduos

Brasil

Rio de Janeiro(RJ)

Fatores de Sucesso

Sociais

Entre os fatores de sucesso sociais está a inclusão social de mais de 16 mil pessoas, pois o programa amplia o acesso a serviços de reciclagem. A solução também auxilia no processo de aprendizado da população, que passa a entender a importância de separar os seus resíduos. Além disso, a empresa Light se beneficia de um posicionamento diferenciado no mercado em relação às outras empresas em geral, pois dispõem de iniciativas práticas de sustentabilidade. Com isto, consegue também construir um outro tipo de relacionamento com os seus clientes de energia elétrica, que também podem participar do seu programa de reciclagem.

Ambientais

A iniciativa já arrecadou 11 mil toneladas de materiais recicláveis e cerca de 80 mil litros de óleo de cozinha. Realizar a reciclagem de embalagens impacta positivamente o meio ambiente, pois diminui-se a necessidade de extração de novos recursos naturais para a fabricação de produtos. A reciclagem é um caminho essencial, uma vez que recuperando os materiais evita-se com que os resíduos sejam encaminhados para aterros sanitários.

Econômicos

O benefício do desconto de energia gera aos usuários participantes um desconto em seus custos mensais, o que acarreta em uma economia satisfatória. A solução contribui com a redução dos custos de gestão de resíduos da gestão pública. Além disso, impacta positivamente na renda das organizações de catadores de materiais recicláveis.

Fatores de Fracasso

Ainda não forem encontrados fatores de fracasso.

Fatores de Risco

O programa depende do investimento financeiro da empresa Light: caso esta opte em não mais arcar com os custos, a iniciativa seria suspensa. A dependência de parceria com organização de catadores para viabilizar a coleta e reciclagem dos materiais recicláveis recuperados nas estações de reciclagem também impõe um fator de risco. Ademais, uma mudança da atual gestão pública poderia colocar em risco a cessão da área em que a estação de reciclagem está localizada.