Artigo Estudos de Caso

Programa Reciclespuma

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Logística reversa de embalagens pós-consumo

Brasil

São Paulo(SP)

Metodologia

A solução está sendo implementada desde 2014, inicialmente mediante parceria entre a Devolva, o municipio de Tatuí (SP) e a cooperativa de catadores do municipio, que é responsável por coletar, triar, desmontar e separar as espumas de colchões usados. Paralelamente, estão sendo desenvolvidos o sistema de gerenciamento digital via APP, bem como todo banco de dados para total controle de origem, envio, emissão de documentação de transporte, de certificação e de correta destinação desses residuos. Aliadas a essas ações, estão em andamento atividades de pesquisa e desenvolvimento, bem como homologação e certificação do agente descontaminante para reciclagem das espumas pós consumo. Foram realizadas parcerias e transferência de tecnologia para empresa recicladora que irá fabricar blocos de espuma aglomerada a partir de matéria-prima de pós consumo, oriunda da cadeia logistica reversa e com certificação de origem para produção do bloco aglomerado de origem reversa, devidamente certificado por órgãos certificadores independentes. Em 2019, houve o engajamento de uma empresa fabricante de colchões no ciclo reverso, o que possibilitou a participação do cidadão nesse ciclo. Ao adquirir um colchão novo, o cidadão opta por adquirir ou não a garantia antecipada de reciclagem do seu colchão por meio do pagamento de uma taxa no momento da compra, isento de tributação, que será destinada a ajudar no custeio da cadeia de reciclagem. Ao receber o seu novo colchão, o usuário entrega o seu colchão usado (desde que tenha optado por adquirir a garantia de reciclagem no ato da compra), para que este seja encaminhado para reciclagem. Quando houver a efetivação da reciclagem do colchão o usuário receberá por email um documento oficial que confere a correta destinação do seu colchão. Espera-se que em 2020 o programa também seja aplicado no estado do Paraná, nos municipios que desejarem formalizar parceria, bem como espera-se o engajamento e participação de mais empresas fabricantes de colchões, lojistas, importadores e principalmente de cidadãos cada vez mais conscientes do seu importante papel nesse ciclo.

Implementação

Atores

D&G Projetos Ambientais

Institucional/Privada

Ministério do Meio Ambiente

Governamental (de cima para baixo)

Secretaria de Meio Ambiente de Tatuí

Governamental (de cima para baixo)

Empresa Devolva

Institucional/Privada

Empresa Purcom Química

Institucional/Privada

Cooperativa de Catadores de Tatuí

Comunitária/Grassroots (de baixo para cima)

Governança

A governança se dá através da participação de empresas parceiras, como fabricantes de colchões e lojas que comercializam e distribuem os produtos e do trabalho de coleta, separação e reciclagem de cooperativas. Os órgãos públicos (prefeituras e secretarias de meio ambiente) também possuem papel importante na interlocução e conexão dos atores.

Público-alvo

Podemos considerar como beneficiários as empresas que precisam executar ações em função da responsabilidade prevista em legislação, fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores.