Estudos
Programa So+ma Vantagens
Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS
Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de resíduos
Brasil
São Paulo(SP)
Fatores de Sucesso
Sociais
Os moradores do Grajaú são impactados diretamente pela solução, pois passam a ter acesso à possibilidade de descartar corretamente seus resíduos. Além disso, a cooperativa tem o benefício de fazer parte da liderança de um programa inovador, onde é beneficiada com a criação de demanda para a mesma, a partir dos resíduos agora entregues pela população através dos pontos de entrega. A empresa So+ma também se beneficia de um impacto positivo com relação a sua credibilidade no mercado. Ademais, é parte fundamental da solução a ampliação do acesso aos serviços de reciclagem e descarte correto dos resíduos. Por fim, marcas financiadoras, como a Cargill, cumprem suas obrigações legais em relação à recuperação de resíduos pós consumo e suas metas internas em relação a sustentabilidade, ao implementar uma solução como a em questão.
Ambientais
Mais resíduos estão sendo reciclados após a implementação dessa solução e, consequentemente, menos resíduos estão sendo destinados aos aterros, diminuindo a utilização do mesmo e prolongando sua vida útil. Por conta da reciclagem, existe ainda o benefício de uma maior economia na extração de recursos naturais e do desenvolvimento de novos comportamentos, educando a sociedade em relação à reciclagem, amplamente difundida em países desenvolvidos.
Econômicos
No Capão Redondo, há famílias que economizaram R$ 260,00 por mês, pois usaram dos benefícios do programa. Além disso, podemos considerar o incremento de renda para a cooperativa de catadores. Há uma projeção de que a cooperativa tenha como faturamento por estação de reciclagem 10.000,00 por mês, obtido pela comercialização dos materiais recicláveis arrecadados. Os comércios e serviços em geral contemplados pela iniciativa também são impactados, já que estão integrados ao programa.
Fatores de Fracasso
O sucesso da iniciativa depende de uma parceria com uma cooperativa de catadores que esteja comprometida em fazer a gestão da estação de reciclagem. Tendo isso em vista, é fundamental trabalhar com critérios claros ao firmar o contrato com a cooperativa.
Fatores de Risco
Podem ser descritos como fatores de risco a eventual quebra de parceria entre os parceiros associados e a suspensão dos investimento do setor privado, que mantém a operação mensal das estações de reciclagem. O recurso paga parte do trabalho da cooperativa, insumos da estação, dentre outros.
Compartilhe: