Estudos
Projeto Bioplanet
Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS
Tratamento do óleo residual de cozinha para produção de biodiesel
Brasil
Rio de Janeiro(RJ)
A Biotechnos Projetos Autossustentáveis é uma empresa que atua no segmento de produção de biodisel e desenvolveu o projeto Bioplanet, em que instalou postos de coleta de óleo de cozinha usado nas cidades sede da Copa do Mundo durante o evento futebolístico em 2014. Integrando o Programa de Promoção do Brasil na Copa. O objetivo do projeto foi recuperar e tratar o maior volume possível deste resíduo e utilizar o biodiesel como combustível para abastecer os geradores de energia dos estádios de futebol e os veículos oficiais da organização da Copa do Mundo. A empresa criou toda a estratégia, envolvendo as cooperativas de catadores como parceiros estratégicos e conteúdo de educação ambiental direcionado aos jovens tendo este público como agente mobilizador.
Custo para Implementação
Até cinco mil reais
Desafios
-
Solução para tratamento e destinação correta de óleo, possibilitando a reciclagem do mesmo.
Motivação
A justificativa de desenvolvimento do projeto está ligada a uma estratégia de aproveitamento de recurso, redução de resíduos gerados e de impacto ambiental negativo. Segundo dados da SABESP, um litro de óleo de cozinha ao ser descartado incorretamente na pia da cozinha, por exemplo, pode contaminar até 25 mil litros de água limpa; além disto, os custos para tratamento dos recursos hídricos se elevam (Sabesp, [s.d]). Outro ponto relevante que justifica o desenvolvimento da solução é o aumento da participação relativa de energias renováveis na matriz energética mundial. É possível transformar o resíduo de óleo em combustível, o biodiesel. Segundo a Biotechnos, se nacionalmente conseguíssemos recuperar parte significativa do resíduo de óleo, poderia ser produzido um volume de biodiesel para abastecer em até 2% a demanda geral da frota de veículos que utilizam o diesel, gerando assim uma diminuição do uso da gasolina, advinda do petróleo.
Contexto
O desafio em relação ao tratamento adequado de óleo de cozinha demanda esforço. Segundo a empresa, 50 milhões de residências e estabelecimentos comerciais descartam inadequadamente por ano no Brasil aproximadamente 1,5 bilhões de litros de óleo. A desinformação em relação à conduta adequada atinge todas as camadas sociais da população brasileira, sendo assim, outra estratégia do programa é atuar com os jovens através da educação ambiental para que possam ser influenciadores dentro de seus contextos familiares. O presente estudo de caso tem como objetivo apresentar a implementação do programa na Copa de Futebol de 2014 na cidade sede do Rio de Janeiro. A capital carioca foi o epicentro deste evento mundial, e, por isso, sofreu diversas intervenções. A região da zona sul, bairro mais nobre, foi contemplada com reformas e obras de mobilidade urbana, bem como a região portuária, somando um total de R$ 3,4 bilhões (Observatório das Cidades, 2015). Por outro lado, a população residente nas áreas periféricas foram altamente prejudicadas pelo aquecimento do setor imobiliário e pelo início de processos de remoção conduzidos de maneira irresponsável. De acordo com o IBGE (2006), 1 milhão e 100 mil pessoas residem nestes locais, o que corresponde a cerca de 18,7% da população que reside na capital carioca. É a maior população periférica do país. O Rio de Janeiro concentra de maneira total uma população aproximada de 7 milhões. Na cidade, são quase inexistentes as iniciativas para tratamento do óleo de cozinha, assim a solução da Biotechnos é extremamente bem vinda neste contexto.
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