Artigo Estudos de Caso

Projeto Piloto para Recuperação Energética do Biogás no Aterro da Muribeca/PE

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Aproveitamento energético do biogás direto em aterros

Brasil

Pernambuco(PE)

Resultados e Impactos

Os principais resultados mostraram um potencial de biogás variando entre 30 Nm3 e 100 Nm3 por tonelada de resíduos sólidos urbanos, onde esta variação é função da composição e umidade dos resíduos. Em termos de energia temos 1 MW de potência instalada por tonelada de resíduos sólidos urbanos. para obtenção desta energia é necessário reduzir emissões e aumentar a eficiência do sistema de captação e drenagem do biogás no aterros. As células experimentais mostram uma maior eficiência energética a partir de um ingresso de 200 toneladas por dia, embora possa ter uma eficiência energética para quantidades menores, especialmente quando localizadas a grandes distancias de centros de geração de energia convencional.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

A falta de capacitação técnica da equipe e o desconhecimento da composição, propriedades e umidade dos resíduos são fatores indicativos de fracasso.

Fatores de Risco

O primeiro seria a separação dos resíduos (triagem em grande escala) para gerar matéria prima para seu aproveitamento energético; segundo formar pessoas para desenvolver projetos e gerar tecnologias na área; terceiro é que tenhamos políticas de apoio ao setor, incluindo desde regulações próprias e criadas de acordo com as necessidades nacionais, até politicas púbicas que favoreçam a leilões, concessões e infra-estruturas capazes de viabilizar novos negócios neste setor que é tão relevante para o País.

Lições aprendidas

O desenvolvimento da Usina Piloto para Geração de Energia a partir do biogás de aterros sanitários é uma tecnologia simples que pode ser amplamente difundida no Brasil aumentando a diversificação da matriz energética e reduzindo as emissões de GEE. Os experimento em escalas intermediárias como este permite a definição de parâmetros para projetos e dimensionamento de sistemas gerados no Brasil, considerando as condições ambientais, técnicas e sociais do local da infraestrutura, além de definir parâmetros baseados na composição e umidade dos nossos resíduos.