Artigo Estudos de Caso

QuenchSea

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Osmose Reversa para Aproveitamento de Água Salobra

()

Metodologia

A proposta do QuenchSea é a de um produto portátil, de baixo custo, de modo a permitir que mais pessoas tenham acesso à agua limpa. A cada produto vendido, outro é doado. A empresa pretende doar 100 milhões de unidades até 2027. A Startup iniciou o projeto em maio de 2019 com a concepção do produto e o design; os testes e os protótipos começaram em dezembro de 2019. No final de 2019, obtiveram a aceleração da Techstars. Em maio de 2020, lançaram a campanha na plataforma de financiamento coletivo Indiegogo com previsão para encerramento no dia 15 de julho, porém, ultrapassaram o valor previsto em 500%: foram arrecadados US$ 140 mil, doados por 2.019 pessoas. Em agosto de 2020 finalizaram o desenvolvimento do projeto e o primeiro lote de testes está previsto para setembro de 2020. Em novembro de 2020 pretendem submeter o produto para inspeção, certificação e teste junto à empresa TÜV NORD. Em dezembro de 2020 está previsto o início da produção e as entregas iniciam a partir de fevereiro de 2022.

Implementação

  • QuenchSea

    Institucional/Privada

A Startup QuenchSea é a responsável pela produção e comercialização do aparelho portátil de dessalinização.

Pessoas que adquirirem os produtos e aquelas que os receberem como doação. Cabe lembrar que a empresa pretende doar 100 milhões de unidades até 2027.

Fatores de Sucesso v2

Sociais

O QuenchSea permitirá acesso à água limpa e potável de baixo custo para populações localizadas nos litorais. Ademais, como já destacado, ao comprar um QuenchSea, outro será doado.

Ambientais

A tecnologia do QuenchSea utiliza sistema hidráulico, com funcionamento manual, sem a necessidade de energia ou combustíveis fósseis.

Econômicos

O produto permite dessalinizar a água do mar a partir de uma tecnologia de baixo custo.