Estudos
Reciclagem de tampas plásticas - Grupo Boticário
Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS
Logística reversa de embalagens pós-consumo
Brasil
Paraná(PR)
A empresa O Boticário participou do desenvolvimento inédito na América Latina de reciclagem de tampas de perfumaria produzidas com SURLYN™. Por ter uma grande complexidade, essa matéria-prima, apesar de ser reciclável em outras categorias, na área cosmética até então não era viável.
Custo para Implementação
Informação não disponível
O valor de investimento não foi informado.
Desafios
-
Ineditismo na reciclagem da resina no mercado mundial cosmético.
-
Reutilização da resina para desenvolvimento de novas tampas.
-
Recolhimento de embalagens e estímulo aos consumidores a reciclarem suas embalagens e efetuar descarte correto.
Motivação
A indústria cosmética utiliza-se de aspectos estéticos nas suas embalagens que devem atrair o consumidor. Uma destas caraterísticas estéticas vem do uso de matérias-primas de difícil reciclabilidade como é o caso da resina Surlyn. A maior propriedade comercial da resina Surlyn é a transparência, o que dá um aspecto premium às embalagens, além da versatilidade de design e alta resistência química. No entanto, este material nunca havia sido reciclado pelas indústrias de cosméticos, o que caracteriza uma importante inovação neste segmento. Este desafio foi priorizado pelo Grupo Boticário, que assumiu o protagonismo no segmento, buscando estudos e parcerias para a reciclagem de tampas feitas com a resina Surlyn. Além de permitir o retorno sustentável das embalagens que vêm dos consumidores (PCR – pós consumo), o novo processo de reciclagem também reaproveita os rejeitos de Surlyn que são descartados em processos industriais (PIR – pós industrial). “O desenvolvimento dessa tecnologia que, por meio da reciclagem inovadora proposta pelo Grupo Boticário, causa pouco impacto na coloração das novas tampas, faz com que esses materiais (pós-consumo e industriais) se tornem novas peças para as perfumarias comercializadas pelo Grupo”, afirma Eduardo Fonseca, Diretor de Assuntos Institucionais do Grupo Boticário.
Contexto
A iniciativa está inserida num contexto econômico onde os consumidores mais atentos buscam os valores e o propósito das empresas, o Grupo Boticário buscou formas de impactar seus clientes, com a busca da reciclagem de tampas fabricadas com a resina Surlyn, presente em tampas de frascos de perfumes.
Compartilhe: