Artigo Estudos de Caso

Recuperação de rio urbano por meio da introdução de jardins filtrantes em parque ecológico multifuncional

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Jardins filtrantes para recuperar margens de rios

Brasil

Pernambuco(PE)

A praça Antônio Maria em Recife recebeu um projeto promovido pela ARIES - Agência Recife para Inovação e Estratégia, que visa restaurar as funções ecológicas de um córrego contribuinte ao rio Capibaribe por meio da introdução de jardins filtrantes que mimetizam os processos que ocorrem nos brejos beira-rio. A empresa francesa contratada para desenvolver o projeto é especializada em tratar águas por meio de soluções baseadas na natureza com jardins filtrantes e alagados construídos. O projeto visa promover benefícios sociais e ambientais: criar nichos ecológicos para biodiversidade nativa, oferecer área de recreação e lazer para os moradores e visitantes, prover um espaço pedagógico, e oferecer um parquinho natural (que mimetiza a natureza), além de contribuir para a conscientização ecológica dos usuários.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Município de Recife e outras fontes.

Desafios

  • Parques urbanos são essenciais para que todas as pessoas tenham acesso à cidade.

  • O projeto prevê mobilidade limpa com ciclovias e pistas para caminhada.

  • Transformação da área para resgatar funções ecológicas perdidas com a urbanização.

  • Filtragem das águas por meio de jardins filtrantes.

  • Proporciona recuperar o ciclo ecológico das águas com a introdução de biodiversidade aquática e terrestre.

  • Filtragem das águas poluídas por meio dos jardins filtrantes.

  • Com maior espaço para acomodar as águas das chuvas, promove manejo sustentável reduzindo a carga no sistema de drenagem da cidade.

  • Aumenta a capacidade de acumulação de águas de modo que diminui o impacto de grandes chuvas, modera o clima urbano, proporcionando maior capacidade do sistema urbano se adaptar a episódios climáticos intensos.

  • Purifica as águas e contribui na remoção de poluição do ar.

  • Proporciona oportunidades para a população manter estilo de vida mais saudável e ativo.

  • Aumento da biodiversidade urbana proporciona a conservação e aumento dos serviços ecossistêmicos.

  • Parque urbano multifuncional é um espaço verde com melhor desempenho social e ecológico.

  • Os jardins filtrantes são infraestruturais, na medida em que redes de contribui para melhorar o manejo das águas, e oferecer diversos serviços à população.

  • Promove transformação da cidade pela melhoria dos usos e cobertura do solo, bem como mais área de acomodação de águas.

Contexto

Recife é popularmente apelidada a "Veneza brasileira" pelo fato de estar localizada no estuário de dois grandes rios, Beberibe e Capibaribe . A cidade também é um famoso destino turístico, com praias, penínsulas, ilhas e remanescentes de manguezal, além de possuir importantes patrimônios históricos e culturais. Vale destacar que atualmente Recife ainda possui problemas com saneamento, com esgotos que são despejados diretamente nos corpos d’água. Paratanto, Recife tem um plano chamado Rec500 para preparar a cidade para seu aniversário de 500 anos de fundação que acontecerá em 2037. O plano prevê transformar os 15 Km ao longo do rio Capibaribe nas duas margens. O objetivo é incorporar o rio na vida cotidiana de seus moradores por meio de uma série de parques multifuncionais integrados que irão oferecer funções sociais e ecológicas, de modo a se tornar um eixo estruturante da cidade. O projeto do parque foi desenvolvido em colaboração com a população. Uma das intervenções iniciais é o projeto da Praça Antônio Maria que terá alagados construídos e jardins filtrantes ao longo do rio Capibaribe. Assim ,o projeto irá restaurar funções ecológicas de um de seus afluentes, por meio da introdução de jardins filtrantes dentro do projeto de parque multifuncional.