Artigo Estudos de Caso

Redes para Remoção de Resíduos Sólidos de Lançamentos de Drenagem Urbana - Kwinana, Austrália

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Remoção de lixo em sistemas de drenagem: Ecobarreiras

Austrália

Perth()

No ano de 2018, a cidade de Kwinana identificou que o plástico gerado na região estava afetando a fauna de seus parques e suas praias. Para combater esse problema a cidade de Kwinana instalou duas redes de drenagem na Reserva de Henley. Este sistema denominado de "rede de lixo", foi instalado para reduzir a descarga de lixo flutuante, incluindo o plástico, proveniente dos sistemas de drenagem. Assim, as redes são projetadas para prevenir que poluentes e lixo, carreados pela chuva das rodovias e vias, atinjam as reservas naturais.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Custo total de $ 20 mil dólares australianos, para instalação de todo o sistema, financiado pela prefeitura local.

Desafios

  • As malhas de retenção de resíduos sólidos reduzem a contaminação e poluição dos mananciais, além de tornarem os sistemas de drenagem mais efetivos.

Contexto

Poluição por plásticos e outros materiais flutuantes em água vem tornando-se um problema global. Este acarretou inclusive o banimento da utilização de embalagens descartáveis como sacolas, copos, canudos de plástico, sejam comercializados. O diretor do Instituto Lixo Zero, mencionou recentemente em palestra realizada em Brasília, que "estamos comendo plástico" (ECO Brasilia, 2019). Nas cidades costeiras o problema ainda é maior, uma vez que 80% dos plásticos de todo o lixo são encontrados nos nossos mares e oceanos (Zago e Durante, 2018 - Programa Estadual de Mudanças Climáticas do Estado de São Paulo).