Estudos
Rieselfeld, Freiburg, Alemanha
Soluções Baseadas na Natureza (NBS)
Eco-bairro
Alemanha
Baden- Württemberg ()
Rieselefeld é um eco-bairro planejado para abrigar 11 mil habitantes, com 4.200 unidades habitacionais, em uma área de aproximadamente 70 hectares que havia sido local de condução do esgoto da cidade. O total da área que recebia esgoto era de 320 hectares, o que possibilitou a criação da Reserva Ecológica na área restante. A área foi despoluída, e em 1991/1992 foi realizado um concurso para planejar a sua ocupação. A ocupação teve início em 1994. O eixo central é onde chega o VLT e se concentram o comércio e serviço locais bem como as atividades cívicas, religiosas, educativas e esportivas. O bairro é todo caminhável, a velocidade máxima é de 30 Km por hora, com prioridade para pedestres e ciclistas. Possui parques com lagoas de detenção e retenção, áreas verdes para uso intensivo (gramados) e canteiros ao longo dos edifícios e das ruas que se conectam, criando uma sucessão de soluções baseadas na natureza para manejar as águas pluviais, de modo a deter, reter e conduzir o excedente para os diversos componentes desse sistema naturalizado que é coberto por vegetação nativa. A Reserva Ecológica recebe o excedente das águas pluviais na última bacia de retenção de águas. Os edifícios, que possuem no máximo 5 andares, são um mix de habitações uni e na maioria multifamiliares. Os empreendedores só podem ter no máximo 40 unidades por empresa, o que possibilitou a pulverização de diversas empresas de pequeno porte e compradores individuais ou coletivos. Os lotes são de pequenas dimensões e a maioria dos edifícios está agrupada para permitir maior densificação. Muitos imóveis são para aluguel subsidiado pelo governo, de modo a possibilitar uma diversidade de moradores. A energia de todos os edifícios vem de fontes renováveis, e todas as construções atendem normas de eficiência energética muito rigorosas para reduzir o consumo.
Custo para Implementação
Informação não disponível
O bairro foi financiado pelas vendas dos lotes que a cidade possuía. Possui um programa do Estado Baden- Württemberg que financia programas prioritários de habitação. A infraestrutura foi financiada pela organização não governamental para a gestão do bairo (public trust) que é regulada pela KE LEG GmbH. Mais de 100 empresas investiram no desenvolvimento imobiliário do bairro. As finanças estão a cargo de uma organização não governamental fora do orçamento da cidade, e na pequena escala, com subsídios para a construção de escolas, estação do corpo de bombeiros. O projeto foi auto-financiado pelo seu próprio sucesso imobiliário, tanto na abrangência como nos efeitos ao longo do tempo.
Desafios
-
O eco-bairro visou dar acesso a moradores de diversas faixas de renda.
-
O enfoque do projeto urbano é em mobilidade limpa, com ênfase em pedestres e ciclistas.
-
O VLT é o eixo central do desenvolvimento local, conectando o bairro ao centro.
-
Tanto o VLT (elétrico) quanto as vias para ciclistas e pedestres visam o transporte limpo e de baixo impacto.
-
O bairro visou fechar os ciclos de entrada e saída de energia desde sua concepção.
-
O bairro é movido a energia limpa e renovável.
-
Possui segurança energética por utilizar energias renováveis.
-
Usa energia limpa e renovável em todas as unidades do bairro.
-
Os imóveis foram construídos para que demandem o mínimo de energia.
-
As unidades residenciais foram projetadas para dar conforto e segurança aos moradores, mesmo em tempos de chuvas intensas ou calor extremo, por ter muitas áreas verdes em seu entorno.
-
A infraestrutura de manejo de águas é naturalizada, não consumindo energia. A infraestrutura de mobilidade é focada em transporte de massa e de pedestres e ciclistas que não emitem gases efeito estufa, assim como a infraestrutura de energia.
-
O planejamento urbano adequado propicia o uso adequado do solo, aproveitando ao máximo o potencial e adensando com alta qualidade de vida.
-
O bairro é todo verde, proporcionando que o ciclo das águas sejam mantidos, com manejo de águas pluviais que recarregam o aquífero.
-
Como todo o bairro, o uso da água também faz parte do uso eficiente e responsável.
-
A água da chuva é manejada com soluções baseadas na natureza projetadas em sistema, criando uma infraestrutura verde eficiente e sustentável.
-
O bairro foi projetado para enfrentar chuvas intensas e reduzir os efeitos da Ilha de Calor Urbano.
-
A infraestrutura verde filtra e infiltra ás águas de forma a manter a qualidade das águas.
-
O bairro oferece alta qualidade de vida por ser saudável, com ar, água e solo de qualidade o que garante a oferta de espaços saudáveis para seus moradores.
-
O bairro foi planejado e projetado para os serviços ecossistêmicos com a introdução de áreas verdes e rica biodiversidade entremeados no tecido urbano, e no cinturão da Reserva Ecológica.
-
O bairro oferece todos os serviços com infraestrutura inovadora, que tem sido referência para inúmeros outros eco-bairros pelo mundo.
-
A oferta de imóveis para aluguel, bem como a pulverização dos lotes fizeram com que moradores de diversos níveis de renda pudessem morar lá.
-
Desde o princípio do planejamento, empreendedores e moradores foram incentivados a participar, e hoje são ativos na governança do bairro.
-
O bairro reúne habitação, comércio, serviços e indústrias nas proximidades, gerando trabalho próximo às moradias.
-
A conscientização dos moradores e empreendedores proporcionou a criação de massa crítica que mantém o desenvolvimento da região que desenvolveu a vocação para a inovação em diversas áreas do desenvolvimento urbano sustentável e resiliente, se tornando referência mundial.
Contexto
A cidade de Freiburg é pioneira na busca por sustentabilidade e convivência harmônica com a natureza. Na década de 1970 seus moradores impediram a construção de uma usina nuclear nas proximidades, e a partir de então a cidade tem investido em novas tecnologias sustentáveis, juntamente com universidades importantes, para o desenvolvimento de novos conceitos e aplicações que mudaram muitos paradigmas vigentes. É muito reconhecida nas áreas de mobilidade e energia, mas também é inovadora na busca de soluções baseadas na natureza para melhorar a qualidade de vida urbana, evitando enchentes, inundações e alagamentos, Ilhas de Calor Urbano, melhorando a qualidade do ar, das águas e do solo com a introdução de soluções baseadas na natureza em seus dois famosos eco-bairros Rieselfeld e Vauban.
Compartilhe: