Artigo Estudos de Caso

Sistema Aqualuz para desinfecção de água das cisternas de captação de água de chuva em Valente, Bahia

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Desinfecção da água por raios ultravioleta

Brasil

Bahia(BA)

A startup Safe Drinking for Water for All – SDW desenvolveu um sistema à base de energia solar para purificação e a desinfecção da água de cisternas, chamado Aqualuz. O sistema depende somente do sol; a radiação da luz UV-A (ondas de 320-400nm) e o calor (que provoca o aumento da temperatura da água) atacam a vulnerabilidade dos micro-organismos patogênicos, não havendo necessidade de utilizar compostos químicos. Testes realizados de acordo com os parâmetros da Portaria nº 2.914 do Ministério da Saúde revelaram que o dispositivo reduziu em 99,9% a presença de bactérias na água tratada. A manutenção é simples, necessita somente de água e sabão para limpar o equipamento e pode ser feita pelo próprio usuário. A instalação aproveita as cisternas já existentes, o sistema é acoplado na parte externa da cisterna e tem durabilidade de aproximadamente 15 anos, podendo durar até 20 anos. O manual de instrução é intuitivo e ilustrado tornando fácil o entendimento pelos usuários.

Custo para Implementação

Até cinco mil reais

O investimento do sistema é de aproximadamente R$ 480,00 por unidade.

Desafios

  • Por meio da purificação e desinfecção da água de cisternas.

  • Acesso à água potável em locais sem saneamento básico.

Motivação

Segundo a ONU (2019), o mundo sofre com a escassez de água potável: mais de 2 bilhões de pessoas não tem acesso a água potável em casa e, destes, aproximadamente 35 milhões são brasileiros, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS, c2020). Segundo a empresa SDW, a situação é ainda mais complicada no semiárido brasileiro, região em que perto de 10 milhões de pessoas não tem acesso à água potável. Na mesma região, mais de 1,4 milhões de famílias possuem cisternas para captação da água da chuva, porém sem o tratamento adequado da água para o consumo. O sistema Aqualuz é uma solução de baixo custo que viabiliza água potável para as pessoas do semiárido brasileiro, minimizando as doenças causadas pela ingestão de água sem tratamento adequado.

Contexto

O Aqualuz é um sistema desenvolvido para atender o público de baixa renda, auxiliados por programas sociais governamentais ou iniciativas privadas com foco em ações sociais, que não tem acesso adequado à água potável na região do semiárido. Os processos de tratamento de água como a cloração, o filtro de barro e a fervura da água são muitas vezes inacessíveis para as pessoas da região, pois impactam diretamente na renda familiar. O sistema Aqualux demanda um investimento de aproximadamente R$ 480,00 (2020), tem durabilidade de aproximadamente 15 anos, baixo custo de manutenção e pode durar até 20 anos.