Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
Sim, uma vez que não utiliza produtos químicos, não gera resíduo e ainda permite a reutilização de recipientes como PETs.
A proposta da desinfecção solar de água consiste em disponibilizar uma tecnologia de tratamento de água individual, com baixo custo, fácil operação e de modo sustentável. Em resumo, esta técnica baseia-se na utilização dos raios ultravioleta (UV) do sol e temperatura para remoção de microrganismos da água, tornando-a potável. A radiação UV interfere diretamente com o metabolismo e destrói as estruturas celulares das bactérias. Deve-se armazenar a água em garrafas PET transparentes e deixar sob a luz do sol por no mínimo 6 horas (dependendo da quantidade de nuvens). Após esse processo, basta esperar a água esfriar e ela estará pronta para o consumo. A aplicação da solução pode ser feita em áreas urbanas onde a água potável é indisponível.
O Problema
A água é um elemento de grande importância para a vida. Contudo, em contexto de crise hídrica, o recurso se torna escasso e de baixa qualidade. A água é um recurso natural usado para diversas finalidades, as principais são abastecimento humano, dessedentação animal, geração de energia, irrigação, navegação, aquicultura e harmonia paisagística. Durante muito tempo a água foi vista como um recurso infinito, por conta disso sempre houve a cultura da abundância de água, como se a mesma não tivesse fim. Embora o planeta seja constituído por 75% de água, existe a escassez de água pela má distribuição geográfica deste recurso. Sendo assim, algumas regiões possuem maior disponibilidade de água enquanto outras sofrem com a falta da mesma. A Resolução Unificada 07/2017 do Ministério da Saúde, estabelece que toda água destinada ao consumo humano deve obedecer ao padrão de potabilidade e está sujeita a vigilância da qualidade da água. Na busca por fontes alternativas para consumo pode-se ter água de qualidade duvidosa e em pouca quantidade para necessidades básicas. Nesse sentido, a desinfecção solar é uma solução que tem se mostrado eficiente para o tratamento simplificado água, melhorando a qualidade microbiológica.
Compartilhe: