Estudos
Sistema de monitoramento para plantas de microgeração distribuída de energia em Foz do Iguaçu
Energia
Sistema de monitoramento para plantas de microgeração distribuída
Brasil
Paraná(PR)
Resultados e Impactos
Por tratar-se de uma solução envolvendo geração distribuída renovável, há mitigação de emissões de CO2 e minimização de perdas técnicas. A interface inclui informações que visam quantificar e qualificar a produção de energia como a relação entre quantidade de energia gerada e o desmatamento de árvores evitado ou a quantidade de CO2 que deixou de ser emitido para a atmosfera devido à utilização de fontes renováveis no processo. Deste modo, uma ferramenta como a apresentada tem potencial para otimizar os recursos energéticos e criar um ambiente de comercialização dos recursos de geração distribuída, contribuindo para modicidade nas tarifas de energia elétrica, gerando um beneficio econômico para a sociedade.
Fatores de Sucesso
Sociais
Ambientais
Econômicos
Fatores de Fracasso
Falta de acesso às plantas de geração para viabilizar a instalação do sistema de monitoramento.
Fatores de Risco
Falta de arcobouço regulatório para a solução seja disseminada. Além disso, como todo sistema de monitoramento, existem riscos de falha na comunicação. Dependendo do local, pode até haver inexistência de cobertura.
Lições aprendidas
Um sistema de monitoramento pode viabilizar a otimização de despacho de energia de grupos de plantas de micro e minigeração, sendo uma ótima alternativa para aumentar a robustez da rede.
Compartilhe: